softwares SIG Open Source - análise comparativa

RFF

softwares SIG Open Source - análise comparativa

RFF
Caros colegas de lista,

Tenho em mente a produção de um artigo visando a análise comparativa de
vários softwares SIG Open Source, numa espécie de 'benchmarking' com um
software proprietário de referência do mercado.
Estou agora a começar a recolher material e, por isso, recorro à vossa
ajuda para ver se alguém tem algum tipo de informação que me possa ser
útil, tanto na definição dos parâmetros e métodos de comparação, como na
escolha dos próprios softwares Open Source pois, provavelmente, não vou
poder comparar todos.

Desde já o meu agradecimento por qualquer dica,

Rui Ferreira
IEG-FLUC
Univ. Coimbra

Re: softwares SIG Open Source - análise comparativa

Giovanni Manghi
http://www.spatialserver.net/osgis/osgis_functionality.doc

http://www.spatialserver.net/osgis/Desktopgis_overview.doc

http://www.toddbuchanan.net/thesis_ver.pdf

> [...]
> poder comparar todos.
>
> Desde já o meu agradecimento por qualquer dica,

Re: softwares SIG Open Source - análise comparativa

Nelson Pires
Há um artigo muito bom do Paul Ramsey da Refractions Research
apresentado no último FOSS4G 2007 que descreve o "state of the art" de
alguns softwares SIG Open Source.

A Survey of Open Source GIS
[http://www.foss4g2007.org/presentations/viewattachment.php?attachment_id=8]

2008/9/2 RFF <[hidden email]>:

> [...]
> IEG-FLUC
> Univ. Coimbra

Re: softwares SIG Open Source -análise comparativa

Jorge Gustavo Rocha
Caro Rui Ferreira,

Parece-me que um dos artigos apresentados no ano passado no FOSS4G, é um
bom ponto de partida, pois faz um levantamento de algum software e a
respectiva caracterização. Podes descarregá-lo a partir de:
http://www.foss4g2007.org/presentations/view.php?abstract_id=136

Parece-me uma tarefa tão interessante quanto difícil, e recomendo-te que
cries uma entrada no nosso Wiki onde mais gente (se conseguires cativar
mais gente para a tarefa!) possa contribuir com conhecimentos
específicos de cada ferramenta. Se caíres na tentação de comparares a
lista de features de uns e outros, parece-me que o resultado não será
muito interessante.

Na minha humilde opinião, adicionalmente seria interessante ter um
conjunto de (poucos) casos de estudo típicos de SIG, e mostrar como o
mesmo problema é resolvido através das diferentes ferramentas. Usarias
um conjunto de dados público e um conjunto de funcionalidades; e
mostrarias como em cada uma das ferramentas se consegue calcular as
indemnizações de uma cheia, escolher o melhor local para um novo
ginásio, ou calcular as melhores rotas de um caixeiro viajante, por
exemplo (coisas típicas).

Cumprimentos,

Jorge
--