(sem assunto)

Rogério Ribeiro

Boa tarde a todos

Gostaria de colocar três questões:

1 - Como posso aceder a um serviço ATOM com as versões 3.* do QGIS,.

2 - Como utilizar grelhas NTV2 de transformação entre Data.

Tanto para uma situação como para a outra existiam, nas versões 2.*, plugins para resolver estas situações que não foram continuados para as versões 3.*.

3 - É possível "georreferenciar" uma camada vetorial através de alguns pontos, algo do género do que é possível fazer com as imagens.

Rogério Ribeiro

Sem vírus. www.avast.com

Re: (sem assunto)

Giovanni Manghi
Caro Rogério, boa noite,

> 1 - Como posso aceder a um serviço ATOM com as versões 3.* do QGIS,.

há um plugin, que aparentemente não foi (ainda?) migrado para QGIS 3.*

http://plugins.qgis.org/plugins/inspireatomclient/

> 2 - Como utilizar grelhas NTV2 de transformação entre Data.

a logica das transformações de coordenadas mudou por completo no QGIS
3.8 com a adoção de PROJ6.
Isso irá facilitar imenso o uso das grelhas NTv2.

Entretanto os nosso plugin

http://plugins.qgis.org/plugins/ntv2_transformations/

irá ser migrado para QGIS 3.* logo que possível***, pois vai continuar
responder a casos de uso muito práticos (i.e. criar, em lote, copias
de camadas com um data antigos para o etrs89)

***logo que possível=quando iremos ter tempo livre para isso ou quando
alguém irá querer suportar o trabalho para fazer isso de forma rápida.
Estamos tb abertos a receber patches com as alterações necessárias
para tornar o plugin QGIS 3.* compatível.

> 3 - É possível "georreferenciar" uma camada vetorial através de alguns pontos, algo do género do que é possível fazer com as imagens.

mais um plugin
http://plugins.qgis.org/plugins/VectorBender/

este tem uma atualização recente (inicio 2019) e deverá ser QGIS 3.* compatível.

http://naturalgis.pt/
[hidden email]
* QGIS/PostGIS Training
* QGIS Support and Consulting
* QGIS development
Google+/Hangouts: [hidden email]
Giovanni is QGIS main tester and active member of its development team

Re: (sem assunto)

Pedro Ribeiro-2
Bom-dia, Giovanni.

Aproveito para perguntar se há algum inconveniente em continuar a seguir as indicações do artigo do Pedro Venâncio (2014):

(a) Os ficheiros das grelhas (.gsb) obtidos (...) colocam-se na pasta utilizada pelo PROJ.4, cuja localização vai depender do Sistema Operativo utilizado ...

(b) De seguida, substitui-se a base de dados srs.db que se encontra na pasta /resources, dentro da pasta de instalação do QGIS, por esta: srs_db.zip ...

(c) "(...) substituir os ficheiros com o mesmo nome que se encontram na pasta /resources e na pasta QGIS do utilizador (.qgis2) ...

É o que tenho feito e parece estar a funcionar.

Obrigado,
Pedro Ribeiro

On Wed, Jul 10, 2019 at 12:38 AM Giovanni Manghi <[hidden email]> wrote:
Caro Rogério, boa noite,

> [...]

* QGIS development
Google+/Hangouts: [hidden email]
Giovanni is QGIS main tester and active member of its development team

Pedro Venâncio-2
Olá Pedro Ribeiro,

Continua a ser válida essa opção.

Mas a partir do momento em que o QGIS >= 3.8 for compilado com PROJ >=6.1, a lógica muda um bocadinho e as coisas passam a ser muito mais expeditas. Podem acompanhar a discussão sobre essa (r)evolução aqui:

Até lá, pode continuar a seguir as instruções que deixei nesse artigo.

Cumprimentos,
Pedro

Pedro Ribeiro <[hidden email]> escreveu no dia quarta, 10/07/2019 à(s) 11:16:
> [...]

* QGIS development
Google+/Hangouts: [hidden email]
Giovanni is QGIS main tester and active member of its development team

Obrigado!
PR

On Wed, Jul 10, 2019 at 12:53 PM Pedro Venâncio <[hidden email]> wrote:
Olá Pedro Ribeiro,

Continua a ser válida essa opção.

(...)