"GRASS SHELL plugin + GRASS "Add-ons" no QGIS

"GRASS SHELL plugin + GRASS "Add-ons" no QGIS

Valter Albino
Bom dia

Desculpem a ingenuidade, mas agradeço eventuais respostas:
- o "GRASS SHELL" no plugin, em QGIS, é utilizável com duplo clique? É suposto que deixe escrever certo?
- é possível utilizar os GRASS "Add-ons" previamente instalados pelo "GRASS GIS" através do plugins em QGIS?

imagem.png
Obrigado

Cumprimentos,
Valter Albino -
Geógrafo Físico, M.Sc.
Modelação H&H / Riscos ambientais / OT&U
www.valteralbino.wixsite.com/hydrodynamics

Re: "GRASS SHELL plugin + GRASS "Add-ons" no QGIS

Giovanni Manghi
Viva,

On Tue, Mar 31, 2020 at 11:20 AM Valter Albino <[hidden email]> wrote:
[...]

se não tem uma razão parricular para trabalhar com o data model do GRASS suguri que use as ferramentas de GRASS atraves da QGIS Processing toolbox, é muito mais simples.

Cumprimentos

-- GM --

Re: "GRASS SHELL plugin + GRASS "Add-ons" no QGIS

Valter Albino
A intenção é usar o módulo "r.basin" [https://grasswiki.osgeo.org/wiki/R.basin] para análise morfométrica - "r.basin" para comparar com o "zonal statistics" do QGIS [https://docs.qgis.org/testing/en/docs/user_manual/processing_algs/qgis/rasteranalysis.html#qgiszonalstatistics]. Estou particularmente interessado em extrair a pendente média de várias sub-bacias.
Como o GUI pelo QGIS é mais económico em termos de tempo gostaria de o experimentar utilizando o plugin do GRASS GIS no QGIS.
Uso o QGIS 3.12.1 + GRASS GIS 7.8.2

Giovanni Manghi <[hidden email]> escreveu no dia terça, 31/03/2020 à(s) 11:25:
[...]

Julgo que poderá fazer a mesma analise, com o mesmo tool de GRASS mas
usando a QGIS Processing toolbox.

-- G --

On Tue, Mar 31, 2020 at 11:32 AM Valter Albino <[hidden email]> wrote:

> [...]
> Modelação H&H / Riscos ambientais / OT&U
> www.valteralbino.wixsite.com/hydrodynamics

Re: "GRASS SHELL plugin + GRASS "Add-ons" no QGIS

Através do QGIS Processing toolbox, só permite executar o r.basins.fill. o r.basin é uma extensão que não aparece (somente no GRASS GIS)

Giovanni Manghi <[hidden email]> escreveu no dia terça, 31/03/2020 à(s) 11:37:
> [...]

> Modelação H&H / Riscos ambientais / OT&U
> www.valteralbino.wixsite.com/hydrodynamics

Re: "GRASS SHELL plugin + GRASS "Add-ons" no QGIS

abra um ticket feature request aqui

https://github.com/qgis/QGIS/issues

a pedir que r.basin seja acrescentado.

A menos que o modulo de GRASS não tenha alguma coisa que o torne
incompatível com a QGIS Processing toolbox, acrescentar o mesmo no
QGIS será algo simples (pois de facto não implica nenhum tipo de
programação).

-- G --

On Tue, Mar 31, 2020 at 11:40 AM Valter Albino <[hidden email]> wrote:

> [...]
> Modelação H&H / Riscos ambientais / OT&U
> www.valteralbino.wixsite.com/hydrodynamics

Re: "GRASS SHELL plugin + GRASS "Add-ons" no QGIS

OK, já o fiz, o9brigado

Giovanni Manghi <[hidden email]> escreveu no dia terça, 31/03/2020 à(s) 11:44:
> [...]

> Modelação H&H / Riscos ambientais / OT&U
> www.valteralbino.wixsite.com/hydrodynamics

Re: "GRASS SHELL plugin + GRASS "Add-ons" no QGIS

Caro Valter,

On Tue, Mar 31, 2020 at 12:01 PM Valter Albino <[hidden email]> wrote:

> OK, já o fiz, o9brigado

não me apercebi que o r.basin é uma extensão de GRASS, não se trata de
um modulo que vem por defeito com GRASS.
Por isso nunca será incluido no QGIS GRASS Plugin ou na QGIS Processing toolbox.

A unica hipotese será de convencer o projecto GRASS a tornar este
modulo como parte de quelquer instalação de GRASS.

Para instalar esta extensão no GRASS use o GRASS nativo e o modulo
g.extension (mas até após instalar isso não irá aparecer no QGIS).

cumps

-- GM --

Re: "GRASS SHELL plugin + GRASS "Add-ons" no QGIS

Valter Albino
Sim, sim, Giovanni, já fiz essa procedimento, obrigado.
Porventura, saberá porque o GRASS SHELL" plugin no QGIS não funciona? - Não percebo porque o meu não está ativo.

On Tue, Mar 31, 2020 at 2:53 PM Valter Albino <[hidden email]> wrote:

> [...]
> Porventura, saberá porque o GRASS SHELL" plugin no QGIS não funciona? - Não percebo porque o meu não está ativo.

O GRASS plugin do QGIS é sem mantainer já desde algum tempo, e se
assim irá continuar o mais provavel será ser removido do programa.

Não será uma grande perda, pois já desde muito tempo que o GRASS no
QGIS pode ser usado com a Processing toolbox, e esta abordagem é muito
melhor para os utilizadores pois deste forma não é necessário saber
nada do GRASS data model (que é particularmente complexo, em
particular o vetorial).

Por exemplo para mim é raro hoje em dia precisar usar o GRASS fora do
contexto da Processing toolbox, mas quando é preciso é suficiente usar
a o GRASS atraves da command line ou com a sua GUI nativa.

-- GM --

Re: "GRASS SHELL plugin + GRASS "Add-ons" no QGIS

Valter Albino
OK, OK, percebo, obrigado!

Giovanni Manghi <[hidden email]> escreveu no dia terça, 31/03/2020 à(s) 14:57:
> [...]

a o GRASS atraves da command line ou com a sua GUI nativa.

-- GM --

Re: "GRASS SHELL plugin + GRASS "Add-ons" no QGIS

Pedro Venâncio-2
Valter,

É um bug conhecido:

Como referiu o Giovanni, desde que as ferramentas do GRASS foram incluídas no Processing, o plugin GRASS foi perdendo utilidade, não tendo tido manutenção nos últimos tempos. Provavelmente irá acabar por ser removido, se ninguém se dedicar ou financiar a sua manutenção, porque serve um nicho limitado de utilizadores.

Eu utilizei MUITO o plugin GRASS no passado, tendo apoiado a sua manutenção em 2015, mas entretanto deixei de utilizar. Acho que nos últimos anos só usei para criar mapsets a partir do QGIS. De resto, ou uso o GRASS nativo ou no QGIS através do Processing.

Quanto ao r.basin, sempre podes criar o description file e incluir na tua instalação do QGIS, para surgir no Processing. Mas sendo um addon do GRASS, não faz sentido acrescentar no código do QGIS.

Abraço,
Pedro Venâncio

A terça, 31/03/2020, 15:17, Valter Albino <[hidden email]> escreveu:
> [...]

a o GRASS atraves da command line ou com a sua GUI nativa.

-- GM --

Re: "GRASS SHELL plugin + GRASS "Add-ons" no QGIS

A ideia era agilizar retirando partido da interoperabilidade que o GUI do QGIS possibilita
Obrigado pelas explicações!