(no subject)

Joaquim Bastos
Boa tarde,
Obrigado pela aceitação para participar no grupo de utilizadores do QGis.
Em breve colocarei um pedido.
Cprts., JB

Re: (no subject)

Joaquim Bastos
Bom dia

Venho colocar a seguinte questão à comunidade:

Preciso de relacionar as velocidades de veículos de emergência (sobretudo vários tipos de veículos de bombeiros e sapadores florestais) com várias características das vias de acesso às áreas florestais (tipo de piso, largura do piso, declive do terreno, dados estes que já existem noutros ficheiros cartográficos).

Para esse levantamento por GPS estou a utilizar uma app muito boa e fácil de usar - o Map It GIS, que permite utilizar NTRIP para melhor precisão (que é perfeitamente sufiente para o trabalho em causa). Quando uma viatura sai em emergência leva um tlm com a app a funcionar, e quando retorna descarrega-se o levantamento para um PC.

A questão é que a shapefile do levantamento é apenas uma linha, onde apenas posso calcular a velocidade média do trajecto efectuado. Na verdade, o que necessito é de uma forma de calcular a velocidade (real) em vários pontos do trajecto (e quanto mais pontos, melhor).

(Poderia pedir a um dos elementos da equipa que me fosse manobrando a app por forma a gravar novos levantamentos em função do tipo de via, etc, mas isso é perfeitamente irrealista para uma equipa que sai em emergência!)

Procurei em toda a internet, mas não encontrei nenhum plugin para esse efeito (talvez por ser algo muito específico).

Alguma sugestão da comunidade?

Cumprimentos à comunidade
Joaquim Bastos

On Thu, Apr 23, 2020 at 1:49 PM Joaquim Bastos <[hidden email]> wrote:
[...]

Giovanni Manghi
Viva,

On Fri, Apr 24, 2020 at 11:41 AM Joaquim Bastos
<[hidden email]> wrote:
> Procurei em toda a internet, mas não encontrei nenhum plugin para esse efeito (talvez por ser algo muito específico).
>
> Alguma sugestão da comunidade?

Não se existe um plugin especifico para isso, mas eventualmente isso
poderá ser criado.
Ou provavelmente o problema pode ser resolvido também com um pouco de
SQL espacial.

Estou pessoalmente a disposição ajudar implementar umas das soluções.

http://naturalgis.pt/
[hidden email]
* QGIS/PostGIS Training
* QGIS Support and Consulting
* QGIS development
Google+/Hangouts: [hidden email]
Giovanni is QGIS main tester and active member of its development team

Re: (no subject)

Carlos Cambotas

Bom dia
Não conheço nenhum plugin para esse efeito, mas os dados têm mesmo de ser "reais", ou uma aproximação da realidade serve?
Se servir, podia definir algo tipo:
- na shape das estradas (classificadas por auto estrada, EN, ER, EN desclassificada, EM, caminho florestal ...) velocidade = velocidade máxima para o tipo de veículo naquele tipo de estrada (em emergência, possivelmente este valor é ultrapassado, mas servia de base);
-  tipo de piso (se "bom" = velocidade máxima para o tipo de veículo; se "razoável" = velocidade máxima para o tipo de veículo - 10%; se "mau" = velocidade máxima para o tipo de veículo - 25%;
- na largura do piso e no declive do terreno considerar os mesmos valores que no tipo de piso.
- juntar uma média ponderada das características da estrada para definir a velocidade (tipo: troço de 10km de EN com piso bom, 2 faixas para cada lado, declive 0%)
Espero que possa ajudar.

Carlos Cambotas

Joaquim Bastos <[hidden email]> escreveu no dia sexta, 24/04/2020 à(s) 11:41:
[...]

Jorge Gustavo Rocha-3

Boa tarde Joaquim,

Parece-me que não é muito difícil obter as velocidades médias para cada troço ou tipo de via. Eu não uso o Map It GIS e não sei se o Joaquim tem acesso ao pontos todos que são registados ou apenas a uma shapefile final com o trajeto.

Se tiver os pontos, cada ponto tem a data e hora precisa do GPS. Sugiro segmentar os pontos por cada troço e calcular a média para cada um dos troços.

Comece por experimentar segmentar os pontos para cada troço. Pode fazer um procurar pela localização ou criar buffers à volta dos troços, ou outra abordagem qualquer. Depois tente calcular a velocidade média para cada um dos troços.

Como disse o Giovanni, é uma questão de aritmética.

Bom trabalho,

Jorge Gustavo

On 24/04/20 11:41, Joaquim Bastos wrote:
[...]

Email Signature
Logo
Geomaster
Jorge Gustavo Rocha | Software Engineer
e: [hidden email] | m: +351 910 333 888
g: 41.54094,-8.40490 | v: 510 906 109
a: Rua António Cândido Pinto, 67, 4715-400 Braga

Re: (no subject)

Alexandre Neto
Não conheço a aplicação que está a usar, mas talvez faça sentido usar uma aplicação que grave o trajecto em formato gpx. Neste formato, se gravar um track, é possível para cada ponto obter a velocidade e direcção do movimento. Aplicações como o OSM track permite até definir de quanto em quanto tempo gravar um novo ponto.

Depois esses pontos podem ser com outros dados, como um modelo digital do terreno, Openstreetmaps, etc, para lhes dar outras características, como o declive, o tipo se estrada, etc...

Alexandre Neto

A sexta, 24/04/2020, 16:43, Jorge Gustavo Rocha <[hidden email]> escreveu:

[...]

Antonio Sobral Almeida
Bom dia Joaquim,
Não conhecia esta app que me parece muito prática e suficientemente fiável.
Eu uso um script para calcular velocidades a partir de levantamentos GPS , mas preciso de o adaptar ao tipo de ficheiros do MAPIT.
Voltarei ao contacto em breve. S. ALMEIDA

On Fri, Apr 24, 2020, 11:42 Joaquim Bastos <[hidden email]> wrote:
[...]

Luís Brás
Existem outras aplicações que pode usar para obter pontos:

Eu normalmente utilizo a aplicação torque, que pode (ou não) ser utilizada com o respetivo ELM327 ligado ao veículo. Os dados podem ser importado via ficheiro separado por virgula (texto).

Outra aplicação que utilizo é o GPS Logger, muito simples de usar. Os pontos podem ser extraídos em formato gpx.

Luís Brás