dúvida geotiffs

Lito Macieira
Boas pessoal,

Precisava de algumas opiniões sobre a melhor forma para disponibilizar geotiffs num web service wms.
Tratando -se de imagens relativamente pesadas (cerca de 300MB e que representam o UK) estou a tentar arranjar uma forma eficiente de as disponibilizar. O primeiro teste foi com o geoserver que levou o cpu aos 100%.  Seria melhor utilizar o mapserver ou outro? E que tratamento deviamos realizar sobre as imagens?
Outros conselhos?

Obrigado pela ajuda

Re: dúvida geotiffs

Fred Lehodey
Boas,

O Paul Ramsey tem uma página de blog interessante e simples (com gdal) sobre o assunto:

Abr
Fred

[...]

LUÍS FORTE
Viva,

Tive uma necessidade semelhante com um geotiff > 1GB.
Gerei tiles a partir desse ficheiro com gdal2tiles e disponibilizei o mapa via web, ficou o exemplo em mapea.dynip.sapo.pt/vilanova/  (ver em “Vista aérea”).

Existe um tutorial interessante sobre este tema, em https://www.youtube.com/watch?v=_Qv4F_Wq8SQ&t=161s

Luis

On 30 Jun 2017, at 15:23, Lito Macieira <[hidden email]> wrote:

[...]

jmrpenedo
E o tif tem overviews?

É completamente diferente a resposta do geoserver, uso ortofotomapas  ( da DGT 10K)  e têm  cerca de 300 megas, com as overviews
e funciona muito bem, mesmo em layer group ou moisac.

Também uso ortos à 2k e sses ficam com cerca de 330 megas

No dia 30 de junho de 2017 às 15:23, Lito Macieira <[hidden email]> escreveu:
[...]

Nuno Oliveira-3
Olá,

Os tifs têm de ser preparados para poderem ser servidos de forma eficiente.

Tutorial de como preparar os tifs para serem servidos de forma eficiente pelo GeoServer:
http://geoserver.geo-solutions.it/edu/en/enterprise/raster.html

Informação extra sobre o como usar o GDAL:
http://geoserver.geo-solutions.it/edu/en/raster_data/index.html

Uma apresentação que fala do assunto:
http://demo.geo-solutions.it/share/foss4g2011/gs_steroids_sgiannec_foss4g2011.pdf

Regards,

Nuno Oliveira

On 06/30/2017 04:01 PM, Jorge Penedo wrote:
[...]

==
GeoServer Professional Services from the experts! Visit http://goo.gl/it488V for more information.
==

Nuno Miguel Carvalho Oliveira
@nmcoliveira
Software Engineer

GeoSolutions S.A.S.
Via di Montramito 3/A
55054  Massarosa (LU)
Italy
phone: +39 0584 962313
fax:      +39 0584 1660272

http://www.geo-solutions.it
http://twitter.com/geosolutions_it

AVVERTENZE AI SENSI DEL D.Lgs. 196/2003
Le informazioni contenute in questo messaggio di posta elettronica e/o nel/i file/s allegato/i sono da considerarsi strettamente riservate. Il loro utilizzo è consentito esclusivamente al destinatario del messaggio, per le finalità indicate nel messaggio stesso. Qualora riceviate questo messaggio senza esserne il destinatario, Vi preghiamo cortesemente di darcene notizia via e-mail e di procedere alla distruzione del messaggio stesso, cancellandolo dal Vostro sistema. Conservare il messaggio stesso, divulgarlo anche in parte, distribuirlo ad altri soggetti, copiarlo, od utilizzarlo per finalità diverse, costituisce comportamento contrario ai principi dettati dal D.Lgs. 196/2003.

The information in this message and/or attachments, is intended solely for the attention and use of the named addressee(s) and may be confidential or proprietary in nature or covered by the provisions of privacy act (Legislative Decree June, 30 2003, no.196 - Italy's New Data Protection Code).Any use not in accord with its purpose, any disclosure, reproduction, copying, distribution, or either dissemination, either whole or partial, is strictly forbidden except previous formal approval of the named addressee(s). If you are not the intended recipient, please contact immediately the sender by telephone, fax or e-mail and delete the information in this message that has been received in error. The sender does not give any warranty or accept liability as the content, accuracy or completeness of sent messages and accepts no responsibility  for changes made after they were sent or for other risks which arise as a result of e-mail transmission, viruses, etc.

Re: dúvida geotiffs

Jorge Gustavo Rocha
Olá,

Se já tens isso no Geoserver, usa o GeoWebCache. Os tiles são gerados à
medida que forem precisos. Podes criar logo dois ou três níveis de zoom.
Fica muito rápido, isto é, com performance semelhante a qualquer outra
boa solução já referida.

Abraço,

J. Gustavo

Às 15:23 de 30-06-2017, Lito Macieira escreveu:

> [...]
> disponibilizar. O primeiro teste foi com o geoserver que levou o cpu aos
> 100%.  Seria melhor utilizar o mapserver ou outro? E que tratamento

Re: dúvida geotiffs

mafonso
Boa tarde Lito,

Julgo que seja geoserver ou mapserver, gerar as imagens pela primeira vez terá sempre um custo de processamento.

Recomendo o uso de tiles + cache que reduz significativamente o consumo de recursos do sistema.

Julgo que GeoServer já tem opções de cache (já está a usar estas opções?).

Cumps