TauDEM

flaps
Carissimos,

tenho tentado correr as ferramentas TauDEM no QGIS 2.18.10 em Windows 10 e não tenho tido sucesso.
Julgo ter tudo configurado correctamente: indiquei as pastas do MPICH2 e do TauDEM nas opções do processing.

Parece-me que o problema tem a ver com os espaços nos vários caminhos para os ficheiros: na janela de log das ferramentas do TauDEM os caminhos não aparecem entre " ". Apenas um " aparece no final da linha de comandos. Deixo um dos outputs:

Algorithm D8 Contributing Area starting...
TauDEM command:

C:\Program Files\Microsoft MPI\Bin\mpiexec -n 2 C:\TauDEM535exeWin64\aread8 -p E:/flowD.tif -o E:/sim taudem/Ponto_jusante.shp -ad8 E:/sim taudem/teste.tif"

Converting outputs

The following layers were not correctly generated.
  • D8 Contributing Area Grid
You can check the log messages to find more information about the execution of the algorithm

Se copiar o comando, colocar aspas em todos os caminhos e correr na linha de comandos do windows, o taudem funciona.
Estarei certo quanto à causa do problema? Têm ideia em como resolver?

Obrigado
Cumprimentos
Sérgio Rodrigues

Re: TauDEM

Alexandre Neto
Em caminhos longos e com espaços, o Windows ter uma versão curta com tils.

Procura na Internet como converter um full path  em short path, e experimenta usar isso no QGIS.

A qua, 12/07/2017, 12:05, Sérgio Rodrigues <[hidden email]> escreveu:
[...]

Obrigado pela sugestão, Alexandre.

Tentei converter em caminhos do sistema 8.3 do DOS e o problema manteve-se. Entretanto experimentei outras possibilidades sem sucesso até que voltei à página do TauDEM e reparei nas versões anteriores.
Resolvi experimentar a versão anterior:a actual é a 5.3.7., se utilizarmos a versão 5.3.5 tudo parece funcionar bem em QGIS 2.18.10.
Em QGIS 2.14.16 não consegui usar nenhuma versão. Experimentei a partir da 5.0.6. Na ltr do QGIS, o registo da janela de um algoritmo TauDEM mostra espaços entre todos os caracteres do comando do TauDEM e dá erro de caminho.

De qualquer forma consigo utilizar o TauDEM com o QGIS.

Obrigado
Cumprimentos,
Sérgio Rodrigues