Re: Gerir styles postgis

Giovanni Manghi-2
Olá,

> Oi,
>
> Tal como o  video da Faunalia <https://www.youtube.com/watch?v=zC-_AmmGTQ8>
> indica a versão 2.0 do QGIS veio permitir guardar os estilos criados no QGIS
> para layers armazenadas em BD PosGIS!! Uma ferramenta muito *muito útil*!

obrigado, a funcionalidade é agora disponivel tb para layers
Spatialite e como muitas vezes acontece foi desenvolvida graças ao
suporte de uma AP (Italiana neste caso).

> Mas agora surge uma outra questão, como gerir esses estilos?! É que por
> vezes tenho mais que um estilo para a mesma tabela e nesse caso é essencial
> a utilização dos campos stylename e description, mas se acedo pelo pgAdmin
> III à tabela layer_styles o seu manuseamento é muito lento.

não percebo o problema: o QGIS permite gravar na BD todos os estilos
que forem precisos (para a mesma camada) e escolher qual é que deve
ser aplicado por defeito, não é preciso editar manualmente a tabela
layer_styles.

Ciao!

Faunalia.pt
Sistemas de Informação Geográfica Open Source
Portugal

Web: http://www.faunalia.pt
Email & Jabber: [hidden email]
PGP Key available
Tel. + 351 96 7058216

Re: Gerir styles postgis

Sandra Lopes
Esta questão surgiu porque quando foram criados os primeiros styles não se pensou que iriam existir mais styles para as mesmas camadas e agora é necessário modificar a descrição de styles já criados.
E por vezes também para saber se já existem styles ou se é necessário criá-los.
Para perceberes bem o que falo envio um vídeo que o demonstra.

demonstracao.mp4 (4M) Download Attachment

Re: Gerir styles postgis

Giovanni Manghi-2
> [...]
> criá-los.
> Para perceberes bem o que falo envio um vídeo que o demonstra.

a tabela layer_styles possui duas colunas em formato XML com as
definições dos estilos em formato QML e SLD, e conteudos deste colunas
é portanto por norma pesado (milhares de caracteres de texto em cada
cela).

se abres esta tabela no qgis este duas colunas não são mostradas e
podes assim editar sem grande esforço a coluna com o nome do estilo e
o nome da camada no qual o estilo aplica.

se for preciso poderia obviamente criar uma ferramenta de gestão de
estilos mais integrada com qgis ou melhor ainda integrar a gestão
deste estilos no style manager do qgis.

-- G --

Re: Gerir styles postgis

Sandra Lopes
Obrigada Giovanni!
Não sei bem porque mas nunca me habituei a editar tabelas não geográficas no QGIS, normalmente para esse efeito uso o PgAdmin III, mas já percebi que tenho que mudar os meus hábitos, simplifica muito mais as tarefas.
Quanto à ferramenta de gestão de estilos, eu pessoalmente considero que seria útil, mas infelizmente como o Duarte disse na segunda-feira no Encontro de Utilizadores nem sempre conseguimos convencer superiormente o investir em novas ferramentas ou em donativos quando na migração de software proprietário para open source o ideia que ficou foi o não ser necessário gastos.

Sandra Lopes