Qgis - guardar nome do ficheiro

Paulo Mendes (Sapo_Portatil)

Boa Tarde,

Gostaria de no qgis quando é feita a configuração de um Campo como "External Resurce" o qgis guarda o caminho para o ficheiro seleccionado, no entanto eu gostaria de guardar só o nome do ficheiro, será isso possível?

outra forma de resolver a questão era uma função que copia-se esse ficheiro para uma determinada pasta pré seleccionada, será isto possível?

ainda outra situação seria através de SQL configurar uma view no postgres em que indicando a string co caminho do ficheiro+ nome seja possível obter só o nome do ficheiro.

Alguém da lista me poderá ajudar!?

Paulo Mendes

Re: Qgis - guardar nome do ficheiro

Jorge Gustavo Rocha
Boa tarde Paulo,

Se estás a usar Postgresql, podes criar uma coluna adicional. Com um
trigger (on INSERT e UPDATE) gravas nessa coluna apenas o nome do
recurso, sem o caminho completo. Acho mais simples do que a view, pois
podes ter limitação na atualização da view (se for para fazeres updates
na view).

Se precisares de ajuda a acrescer o trigger, apita.

Para ficares só com o nome do recurso, podes usar uma expressão regular
simples:

SELECT regexp_replace('/home/ownCloud/manuais/Polar M400/manual.pdf',
'^.+[/\\]', '')

Abraço,

Jorge Gustavo

J. Gustavo
--
Jorge Gustavo Rocha
Departamento de Informática

Re: Qgis - guardar nome do ficheiro

Rui Cavaco-2
O nome do ficheiro é facilmente obtido em PostgreSQL com

SELECT regexp_replace('c:\\foo\\bar\\baz.txt', '^.*\\', '')

Cumprimentos

Rui Cavaco

Alexandre Neto <[hidden email]> escreveu no dia quarta, 30/05/2018 às 14:49:
[...]

jmuchaxo
Em relação à primeira questão sobre o caminho para um ficheiro também tive esse problema há uns tempos quando copiei o projecto e shapefiles para outro computador, experimente fazer uma copia do ficheiro seu-projecto.qgis e depois edite o ficheiro num editor de texto simples tipo notepad++  localize a referência e edite para omitir o caminho e ficar só com o ficheiro, no entanto espero que haja uma solução mais elegante no Qgis actualmente.

cumprimentos,
Joaquim Muchaxo

On Wednesday, 30 May 2018, 14:51:55 WEST, Rui Cavaco <[hidden email]> wrote:

[...]

Obrigado a todos pela ajuda!

Optei por usar a sugestão do Rui Cavaco e funcionou.

Obrigado

Paulo Mendes

Citando Rui Cavaco <[hidden email]>:

[...]

A sugestão foi aplicada da seguinte forma numa View.

CASE
            WHEN levantamentos_pt.disponivel_download = 1 THEN
                    concat('<div><a href=./lev_topografia/', freguesias_caop2008.siglas, '/', regexp_replace(levantamentos_pt.ficheiro::text, '^.*\\'::text, ''::text), '>Transferir Ficheiro</a></div>')
            ELSE 'Contactar a UPPS'::text
 END AS ficheiro

Obrigado

Citando [hidden email]: