QGIS Server / QWC2

Pedro Pereira
Boa noite pessoal,

Espero que se encontrem bem!!

No âmbito de um projeto que tenho em curso, pretendo divulgar informação geográfica de 3 tabelas, pontos, linhas e polígonos utilizando o Qgis Server e Qgis Web Client 2.

No entanto deparei-me com um problema, que não sei se é uma impossibilidade do QGIS Server ou do QWC2. E para tal pedia ajuda:

As 3 tabelas serão simbolizadas por categoria (com base num atributo), e como é normal no QGIS tenho a possibilidade de ligar e desligar cada uma das categorias dentro da layer, mas no QWC2 apenas posso ligar/desligar a layer no seu todo.

Será que me escapa algum pormenor nas config. do QWC2, ou será uma impossibilidade do serviço WMS do QGIS Server?

Obrigado
Pedro Pereira

Re: QGIS Server / QWC2

Jorge Gustavo Rocha-3

Olá Pedro,

Do ponto de vista do servidor WMS (QGIS Server), há camadas e estilos que se podem aplicar. O WMS não sabe se o estilo é categorizado ou não. No pedido, não dá para passar um parâmetro que corresponda a uma categoria que se quer visualizar.

Ou seja, tens que arranjar um artifício qualquer, que se adapte ao QWC 2. Podes triplicar as camadas e cada uma mostras apenas uma categoria. As três ficam juntas no mesmo grupo. Assim podes ligar/desligar todo o grupo, ou podes ligar ou desligar cada uma das três "categorias".

Começa por triplicar as camadas e usar apenas uma categoria em cada. Vê se o resultado te agrada. Se não der, experimentamos soluções mais complicadas.

Bom trabalho,

Jorge Gustavo

Às 00:08 de 07/02/21, Pedro Pereira escreveu:
[...]

Email Signature
Logo
Geomaster
Jorge Gustavo Rocha | Software Engineer
e: [hidden email] | m: +351 910 333 888
g: 41.54094,-8.40490 | v: 510 906 109
a: Rua António Cândido Pinto, 67, 4715-400 Braga

Re: QGIS Server / QWC2

Pedro Pereira
Olá bom dia,

Obrigado pela resposta, infelizmente era a resposta que esperava, mas não a que desejava.
A solução proposta seria a que eu prontamente utilizaria, no entanto fico com uma limitação que terei de resolver de uma outra forma.
No tema dos pontos pretendia utilizar a simbologia por cluster, caso as separe o cluster é feito individualmente e fica uma confusão....

Terei de fazer uma escolha :)

A ver se convenço alguém cá a largar algum € para pagar o desenvolvimento dessa funcionalidade :)

Abraço e obrigado
Pedro

On Sun, Feb 7, 2021 at 2:32 PM Jorge Gustavo Rocha <[hidden email]> wrote:

[...]

OLá boa noite,
A solução poderá passar por aqui:
FILTER

Obrigado
Pedro

--
Pedro Pereira

Re: QGIS Server / QWC2

Jorge Gustavo Rocha-3

Oi Pedro,

Sim, podes usar filtros, mas acho que não consegues fazer isso com o QWC (sem mexer no código). Se conseguires, perfeito!

Se tiveres que escrever os filtros, cuidado com a sintaxe. Tens mesmo que por um espaço antes e depois do = na expressão. E lembra-te que o filtro só é aplicado dentro da BBOX do pedido do GetMap.

Experimenta e depois conta-nos como correu.

Boa sorte,

Jorge Gustavo