QGIS - Estilos e Propriedades Guardadas

Pedro
Viva,

Dois problemas relacionados com os estilos e propriedades guardadas:

1. Tenho um conjunto de estilos guardados no QGIS em que, entre outras propriedades, defino nas Propriedades da Camada | Geral | Subconjunto de elementos | um sql para filtrar o que pretendo carregar, no caso:
"dico_fconc" = (select left(desig2_fpara,4) from geofpara where cod_fpara = 1)

Gravo o estilo (com este sql) mas quando o tento carregar noutro projecto, ele carrega-me todas as propriedades definidas (etiquetas, campos, etc) excepto o sql.

É feitio ou defeito ?

2. Numa tabela criei um novo campo no QGIS, tendo utilizado a Calculadora de campo para definir o "tipo de campo" que pretendia. Neste caso, pretendia que o campo me calculasse a diferença entre outros 2 campos da tabela. Consegui fazê-lo e o novo campo está a funcionar bem.

Como já o fiz à algum tempo queria saber a expressão que utilizei na criação desse campo e não consigo ver isso no QGIS.
Nestes casos, de campos criados no QGIS em que se utilizou um sql para o fazer, há forma de ver o tal sql que está na base da sua criação?

Cumprimentos,
Pedro

Re: QGIS - Estilos e Propriedades Guardadas

Giovanni Manghi-2
> É feitio ou defeito ?

feature, not bug.

> [...]
> Nestes casos, de campos criados no QGIS em que se utilizou um sql para o
> fazer, há forma de ver o tal sql que está na base da sua criação?

não (o field calculator do QGIS 2.4 tem agora uma categoria "recent
expressions", mas não é exactamente o que tu pretendes).

-- G --

Re: QGIS - Estilos e Propriedades Guardadas

Pedro que versão estás a usar?

[...]

Não tenho a certeza... vou tertar.

Nestes casos, de campos criados no QGIS em que se utilizou um sql para o
fazer, há forma de ver o tal sql que está na base da sua criação?

Se te referes a um comando ALTER TABLE ADD COLUMN + UPDATE para preencher os dados, então se não gravares esse comando não o vais conseguir voltar a ver no futuro.

Outras duas hipóteses:

1 - Criar uma view com o resultado desse cálculo;
2 - Criar um trigger que recalcule a coluna da tabela, sempre que um dos campos de origem é alterado. +1

Pedro

Re: QGIS - Estilos e Propriedades Guardadas

Pedro
Obrigado pelos esclarecimentos.

Alexandre Neto wrote
Pedro que versão estás a usar?
 2.2.0

Re: QGIS - Estilos e Propriedades Guardadas

Pedro
Uma "dúvida" sobre o guardar/carregar estilos

Entre outras características, defino os tipos de campos ( Editar Widget) nas Propriedades da Camada | Campos do QGIS e guardo o estilo.

Quando carrego o estilo num outro projecto de QGIS, a simbologia aparece bem carregada mas não vai buscar os tipos de campos que defini.

Haverá forma de contornar isto ?

Pedro

Re: QGIS - Estilos e Propriedades Guardadas

Alexandre Neto

Olá Pedro,

Falas em guardar estilos,  mas não dizes de que forma os estás a gravar e onde.

Podes esclarecer isso?

<http://osgeo-org.1560.x6.nabble.com/file/n5155566/Sem_T%C3%ADtulo.png>

Haverá forma de contornar isto ?

Pedro

Re: QGIS - Estilos e Propriedades Guardadas

Pedro
Viva Alexandre,

Estou a guardar no postais através das propriedades da camada / guardar no quis.

Cumprimentos
Pedro

Re: QGIS - Estilos e Propriedades Guardadas

Giovanni Manghi-2
pelo que me lembro o "save style" não grava as configurações das edit widgets.

On Sat, Aug 9, 2014 at 1:44 AM, Pedro <[hidden email]> wrote:
> Viva Alexandre,
>
> Estou a guardar no postais através das propriedades da camada / guardar no
> quis.

Faunalia.pt
Sistemas de Informação Geográfica Open Source
Portugal

Web: http://www.faunalia.pt
Email & Jabber: [hidden email]
PGP Key available
Tel. + 351 96 7058216

Re: QGIS - Estilos e Propriedades Guardadas

Alexandre Neto
Boa tarde,

Acho que não obstante de gravares a simbologia em postgis, desde a versão 2.4 podes usar o qlr:

Que pode apontar para uma qualquer tabela de postgis e se não me engano inclui as definições dos widgets.

acho que em vez de gravares

> [...]

> quis.

Faunalia.pt
Sistemas de Informação Geográfica Open Source

Tel. <a href="tel:%2B%20351%2096%207058216" value="+351967058216">+ 351 96 7058216

Re: QGIS - Estilos e Propriedades Guardadas

Pedro
Obrigado Alexandre e Giovanni.

Vou então tentar perceber como funciona o qlr

abraço,
Pedro

Re: QGIS - Estilos e Propriedades Guardadas

Pedro
Voltei apenas agora a isto.

O tipo de ficheiro .qlr não me aparece quando na opção "Guardar Estilo".

O que tenho é (qml; sld; postgres )

Ou não é no "Guardar Estilo" que se guarda as configurações em .qlr?

Pedro

Re: QGIS - Estilos e Propriedades Guardadas

Alexandre Neto
Não é no guardar estilo. É em Layer > Save as Layer definition file (ou simplesmente clicar com o botão direito do rato sobre a layer e Save as Layer definiton file)

<http://osgeo-org.1560.x6.nabble.com/file/n5156111/estilos.png>

[...]

Ok Alexandre obrigado.

Mas sendo que não é um guardar de estilos não posso usá-lo para tabelas de BD Postgis (no pressuposto que tenho de usar essas tabelas em n máquinas diferentes), certo?

Pedro

Re: QGIS - Estilos e Propriedades Guardadas

Alexandre Neto
Vamos por partes, ao gravares como qlr, ele apenas cria um "link" para a localização dos teus dados, com os estilos predefinidos; Segundo creio podes usar qualquer fonte de dados que o QGIS leia (SHP, Postgis, spatialite, etc...);

Para usar esse qlr em máquinas diferentes, bastará colocá-lo numa pasta partilhada em rede e informar os utilizadores.

Qual a vantagem deste ficheiro? Um utilizador básico não tem de ter ligações à base de dados configuradas, e anda a procurar na lista pelo esquema e tabela desejada. Basta arrastar o qlr para cima do QGIS, e já está!

Espero que tenha ajudado.

Alexandre Neto wrote
> [...]

diferentes), certo?

Pedro

Re: QGIS - Estilos e Propriedades Guardadas

Entendi Alexandre.

Uma vez mais ajudaste bastante!

Pedro

Re: QGIS - Estilos e Propriedades Guardadas

Pedro
Bem, até me envergonho um pouco de fazer esta pergunta mas depois de guardar o ficheiro .qlr como o carrego...?

Ao abrir um novo projecto limpo (sem nada carregado), pretendia ir buscar este qlr para ele fazer o carregamento da tabela e dos estilos associados. (já tentei de várias formas)

Pelo menos é o que depreendo que este formato faça, lendo o blog do Nathan:

"The Layer Definition file (.qlr)
It contains: Layer source pointer + Style information

This newest feature, also in plugin form for 2.0 and 2.2, is a Layer Definition file. This file contains the reference - or pointer - to the data source plus any style information. This is like a the ArcGIS .lyr file, although maybe not as fully feature rich just yet. The use case for this file is simple: To have a single file to can open a data source bringing in all the related style information. These files also allow you to mask the underlying datasource in a easy to open file.

One of my use cases is to open MS SQL layers. Rather then having to go to the MS SQL connection dialog, connect, select and load, then style. I can simply add a .qlr file that points to the correct MS SQL layer pre styled.

In the future a .qlr file may hold a reference to more then one layer. The Ordance Survey or Natural Earth stuff could also be done with a QLR in order too allow just opening a single file.<quote </i>"

Re: QGIS - Estilos e Propriedades Guardadas

Alexandre Neto
Arrastas o ficheiro para cima do QGIS.

É certo que seria mais bonito se pudesse ser feito de dentro do QGIS, talvez no futuro, devia abrir-se o feature request.

Alexandre Neto

On Thu, Aug 14, 2014 at 11:47 AM, Pedro <[hidden email]> wrote:
[...]

Eu bem disse que me ia envergonhar de perguntar...

Já agora fica a indicação que qlr também não leva as configurações das edit widgets.

Pedro