QGIS 3 - idioma do teclado

Rui Pedro Henriques
Bom dia,

Instalei o QGIS3 numa máquina virtual Ubuntu 16.04 para testar um erro
que está a acontecer numa importação para Postgis no QGIS2 mas por um
motivo qualquer o QGIS assume um esquema de teclado diferente do da
máquina onde está instalado e por isso não consigo fazer nada.

Nem sei qual será, mas para terem uma ideia, "qwertyuiop" fica
"c.gvnmlzx", o espaço é o 7 e a tecla de apagar não funciona. Nas outras
aplicações tudo funciona bem.

Há alguma opção de configuração? Já procurei mas não encontrei.

Obrigado,
rui.