Projecções/Deformações personalizadas?

12

Projecções/Deformações personalizadas?

Vinicius Silva

Boas Mestres

Sabem-me informar se é possivel criar uma projecção/deformação personalizada no QGIS que permita reprojectar outras fontes de acordo com essa personalização?

image.gif

Por exemplo comprimir as duas faixas assinaladas para metade do tamanho, aos estilo rubber banding, existe alguma forma de o fazer via projecções ou outro tipo de modificação

O projecto em causa tem intenções mais ilustrativas do que realistas daí a minha questão. queria poder adicionar fontes sem ter de proceder à deformação manual dos elementos. (dados osmaps, keypoints google etc..)

--
Com os melhores cumprimentos,
Vinicius Silva

--
Com os melhores cumprimentos,
Vinicius Silva

Re: Projecções/Deformações personalizadas?

Alexandre Neto
Bom dia,

Acho difícil conseguir fazer/se isso via projecções, era preciso encontrar uma projecção muito especifica e adaptar os parâmetros com muito engenho.

Embora já não use há algum tempo, acho que a solução pode passar pelo plugin vector bender. O autor usa precisamente o termo Rubber banding.

https://plugins.qgis.org/plugins/VectorBender/

O plugin permite fazer georeferenciação de camadas de vectores. Para isso é criado uma lista de pares de coordenadas que indicam para cada sitio o ponto original e o ponto final. Acho que com isso consegues distorcer cada cada. Como se pode gravar os pares de pontos, é possível aplicar a mesma transformação a camadas diferentes sem ter de fazer manualmente para cada uma delas.

Se conseguires, queremos ver o resultado! Se não conseguires usar o plugin, queremos ver na mesma!

On Tue, Jan 21, 2020 at 4:32 PM Vinicius Silva <[hidden email]> wrote:

[...]

hehe. ok, thanks pela dica

entretanto descobri um plugin que faz aquilo que quero (posso adaptar usando valores maiores para as areas que qero exagerar e menore para as restantes) mas aparentemente só ao nível dos vectores.

Vou investigar as duas soluções e talvez dar uma vista de olhos no codigo dos plugins a ver se consigo usar isto para aplicar a camadas raster/DEM e pontos.

Se tiverem ideias de como afectar todo o tipo de camadas partilhem que são bem-vindas.

No dia quarta-feira, 22 de janeiro de 2020, Alexandre Neto <[hidden email]> escreveu:
[...]

Para os rasters, podes usar o georeferenciador normal ou o raster bender que é do mesmo autor:

https://plugins.qgis.org/plugins/RasterBender/

On Wed, Jan 22, 2020 at 10:48 AM Vinicius Silva <[hidden email]> wrote:
[...]

para quem tenha interesse no assunto um dos papers onde o plugin qgis-cartogram se baseia está aqui
https://www.researchgate.net/publication/261798408_A_Fast_Free-Form_Rubber-Sheet_Algorithm_for_Contiguous_Area_Cartograms

E o software que acompanha o paper aqui

Alexandre Neto <[hidden email]> escreveu no dia quarta, 22/01/2020 à(s) 11:19:
[...]

Pois aí é que está o desafio.

Em teoria deve ser possível desde que se consiga extrair uma malha de deformação

Alexandre Neto <[hidden email]> escreveu no dia quarta, 22/01/2020 à(s) 12:51:
[...]

por exemplo com uma grelha de deformação extraida a partir da distorção das areas pode-se por exemplo usar a biblioteca python elasticdeform para aplicar a deformação a uma imagem raster

deve existir uma biblioteca semelhante para vectores

quando aos pontos não sei

No dia quarta-feira, 22 de janeiro de 2020, Vinicius Silva <[hidden email]> escreveu:
[...]

Pelo menos parece-me ser inédito pois em toda a minha pesquisa até agora ainda não encontrei nada semelhante com capacidade de actuar sobre todos os tipos de layers, nem open source nem comercial
Seria interessante poder manipular a grelha manualmente som controles tipo inflate/pinch para modificar formas arbitrariamente

Alexandre Neto <[hidden email]> escreveu no dia quarta, 22/01/2020 à(s) 13:29:
[...]

Técnico SIG para Projeto Agrícola em Mirandela

PAULO PINTO DE SOUSA
Boa tarde,

Procuro um técnico de SIG que possa apresentar uma proposta de Prestação de Serviços, referente a um projeto agrícola localizado no Nordeste do País.
Agradecia apoio na divulgação desta necessidade e envio de CV para este e-mail.

Grato pela atenção,

Paulo Pinto de Sousa

Re: Técnico SIG para Projeto Agrícola em Mirandela

Giovanni Manghi
Boa tarde,

> Procuro um técnico de SIG que possa apresentar uma proposta de Prestação de Serviços, referente a um projeto agrícola localizado no Nordeste do País.

qual é a entidade/nome do projeto que procura esta prestação de serviços?
quais as condições?

cumprimentos

-- GM --

On Wed, Jan 22, 2020 at 1:44 PM Vinicius Silva <[hidden email]> wrote:
nem open source nem comercial

o contrario de Open Source é "proprietário". Se alguém quiser lhe posso vender umas licenças de QGIS, preço razoável :)

-- G --

Re: Técnico SIG para Projeto Agrícola em Mirandela

Olá  a todos,

queria propor aos administradores/moderadores desta lista que na
mensagem de confirmação da subscrição na mesma fosse acrescentada uma
mensagem do género:

"caso queira enviar propostas de trabalho é obrigatório incluir todos
os detalhes relativos a posição proposta (entidade que oferece o
trabalho, duração, compenso, tipo de contrato, etc.)".

Caso isso não seja respeitado o remetente será removido da lista.

Cumps

-- GM --

On Wed, Jan 22, 2020 at 3:26 PM PAULO PINTO DE SOUSA <[hidden email]> wrote:

> [...]
>
> Grato pela atenção,
>
> Paulo Pinto de Sousa

Re: Técnico SIG para Projeto Agrícola em Mirandela

Ricardo Pinho-3
Concordo totalmente com o Giovanni! + 1 voto a favor!
Para bem da credibilidade e da transparência desta lista e em defesa dos seus subscritores.
Cumprimentos

Giovanni Manghi <[hidden email]> escreveu no dia quarta, 22/01/2020 à(s) 18:16:
> [...]

> Agradecia apoio na divulgação desta necessidade e envio de CV para este e-mail.

Ricardo Pinho

Re: Técnico SIG para Projeto Agrícola em Mirandela

Andre Mano
Eu concordo com a sugestao do Giovanni.

A cultura de trabalho em Portugal e em geral muito ma e assenta no principio da desigualdade em favor do empregador. Ha que mudar isso, uma oferta de trabalho e uma relacao que interessa a ambas as partes e os potenciais interessados devem saber a partida o que esta na mesa e para quem exactamente e que estao a enviar informacao confidencial (CV).

Esta lista e um excelente canal para empregadores encontrarem pessoas qualificadas em areas muito especificas, parece-me razoável que se estabelecam as regras que o Giovanni propoe - todos ganham incluindo o empregador que ao expor desde o inicio as condicoes e quailificacoes necessarias esta a reduzir a probabilidade de ter de analisaar CVs que nao tem o perfil necessario.

@Paulo Pinto de Sousa, nao e nada pessoal, estou certo que nao ha nenhuma ma fe da sua parte, mas ja nao e a primeira vez que emails com ofertas de trabalho onde nao se abre o jogo sao enviados para esta lista. O seu email simplesmente despoletou uma proposta que pelos vistos mais pessoas nesta lista apoiam.

Cumprimentos

On Wed, Jan 22, 2020 at 7:16 PM Giovanni Manghi <[hidden email]> wrote:
> [...]

> Agradecia apoio na divulgação desta necessidade e envio de CV para este e-mail.

André Mano
https://www.linkedin.com/in/andremano

Re: Técnico SIG para Projeto Agrícola em Mirandela

PAULO PINTO DE SOUSA
Ex.mos sr.es,

Muito boa noite.
Se me permitem, é devido o seguinte esclarecimento:

A divulgação da nossa oferta, a partir deste canal, não está investida de nenhum exercicio de má fé nem tão pouco se reveste das intenções inapropriadas que parece ter transmitdo este simples divulgação de oferta de trabalho ou de necessidade de recursos humanos.

Quando se trate de trabalho honesto, Tão digno é o exercício da procura quanto o da oferta e De nossa parte não existiu, nem existe, qualquer tipo de intenção em desvalorizar, ou melindrar a excelência ou a qualificação, de todos os profissionais que porventura partilham este canal de comunicação e interacção. Tão pouco foi nossa intenção despoletar qualquer "principio de desigualdade" entre cada entidade com o seu lugar próprio: o trabalhador e a entidade que precisa de recursos.

Por seu turno, a não ser que inadvertidamente, revele dados pessoais e biograficos do interessado, um CV nao representa, per si, uma violação de qualquer direito de confidencialidade.

O CV representa apenas e a princípio, um elemento de demonstração de competencias e qualificação que serve de base para qualquer avaliação preliminar de contratação, a menos que no seu conteúdo conste informação inverosímil ou falsas declarações.

Acresce ainda que para qualquer dos visados, a quem nao interesse tal informação, a ignore simplesmente. JÁ para os restantes, a quem procura e realmente se encontre numa posição de procura tao honesta quanto a intencao da nossa, disponha do direito de pedir mais informação como aconteceu e a quem essa  informação foi cabalmente disponibilizada.

Por outro lado, o nosso interesse é antes o de criar um oportunidade de carreira e desenvolvimento profissional e, no mesmo plano, associar ao projecto a mais valia das competências e da qualidade dos recursos, na mais genuina e honesta tentativa de criar benefício para ambas as partes, sem violar regras ou princípios deontologicos de qualquer espécie.

Saudações,
Paulo Pinto de Sousa

> [...]

> Agradecia apoio na divulgação desta necessidade e envio de CV para este e-mail.

Anúncios de emprego na lista QGIS-PT

Ricardo Pinho-3
Caríssimos, bom dia.
Mudei este debate para um novo tópico, para evitar personalizar e associar este debate a casos concretos ocorridos.

Permitam-me expor aqui algumas das razões que me levam a concordar com a necessidade de definir regras para o anúncios de emprego nesta lista.

Pelo que entendo, este é um grupo espontâneo, informal, livre e aberto a todos, de utilizadores de um software livre, nascido no espírito das comunidades de utilizadores de software livre que assenta e se rege principalmente nos princípios da partilha, entreajuda, e do dar para receber.

Os tópicos principais de debate nesta lista centram-se em duvidas e esclarecimentos na utilização do software aberto e livre QGIS, mas podem e devem ser alargados a outras áreas de interesse dos utilizadores de QGIS como divulgação de ações de formação, congressos, etc.

Considero que os anúncios de emprego podem e devem ser também incluídos nesta lista, designadamente os procuram competências e experiência especificas na utilização de software QGIS, porque podem ser do interesse de utilizadores que procuram novas oportunidades de emprego.

No entando, como se trata de uma lista que não é escrutinada, livre e aberta a qualquer utilizador, estes anúncios acarretam o risco de se tratar de publicidade enganosa com riscos para quem recebe mensagens através deste canal e usufrui de uma credibilidade, transparência e honestidade que está subjacente aos princípios e às pessoas que forma este grupo.

Para evitar a solução radical de banir os anuncios, prejudicar os membros do grupo e fazer pagar o justo pelo pecador, considero melhor alternativa a definição de regras claras de transparência, identificação e responsabilização de quem pretenda colocar mensagens de anúncios de emprego e pedidos de CV.

Sabemos que a nossa sociedade, os negócios e o mercado de trabalho e de negócios ainda se regem por princípios antigos e errados, como o que contrariamos aqui das licenças fechadas e proprietárias de software, acreditando e defendendo que o código aberto, transparente e livre é melhor solução.

Não será nesta lista que vamos mudar a sociedade, mas podemos dar o exemplo e praticar o que defendemos.

Ou seja, é tempo de mudar o proverbio: "O segredo é a alma do negócio", para "O mérito é a alma do negócio" e promover a transparência, a verdade e a clareza da informação, para alcançarmos a justa e honesta, "que ganhe o melhor e o mais competente", também nos negócios que usam software livre!

Andre Mano <[hidden email]> escreveu no dia quarta, 22/01/2020 à(s) 19:22:
[...]

Vinícius,

Com a tua conversa de criar grelhas de distorção, ocorreu-me que afinal poderias usar transformação de coordenadas para fazer o que querias, desde que usasses o método das grelhas.

Implicaria criares a grelha de transformação, com as distorções desejadas e depois usar a grelha numa custom CRS no QGIS.

A vantagem desta abordagem é que daria para rasters e vectores.

Não sendo eu muito entendido no processo, falei com o Pedro Venâncio que me mandou um resumo de uma discussão numa mailing list de alguém que estava a tentar criar uma grelha e conseguiu chegar a bom porto.

Se quiseres enveredar por aí, envio-te o documento.

Alexandre Neto

A quarta, 22/01/2020, 16:27, Vinicius Silva <[hidden email]> escreveu:
[...]

4_5861725022883677985 (1).odt (31K) Download Attachment
12