Problema na instalação do QGIS

Valter Albino
Viva

Após atualização de pacotes via OSGeo4W, de combinações QGIS / GRASS GIS e SAGA GIS deixei de ter acesso ao GRASS GIS (programa independente e módulo acoplado)

Sugeriu-se uma "limpeza". Optei pelo seguinte protocolo de desinstalação:

1.º - C:\OSGeo4W64 - selecting uninstalling packages or all of OSGeo4W;
2.º - C:\OSGeo4W64 - delete file tree;
3.º - deleting shortcuts;
4.º - C:\ %appdata% or C:\Users...roaming ...;
5.º - execut in the CLI>regedit - eliminação de registos;
6.º - install from scratch através de "advanced OSGeoW4.

Ainda assim, após ter instalado novamente:
qgis ltr 3.4.15-1
qgis 3.10.2-2

grass 7.8.2-1
grass 7.9.dev-b98dc112d-90

Antes do instalador concluir, apresenta as seguintes 2 mensagens:
1)
>crssync.exe - Ponto de entrada não encontrado
Não foi possível localizar o ponto de entrada do procedimento curl_mime_addpart na DLL (dynbamic-link library)
C:\OSGEO4~1\bin\gdal300.dll.

2)
>OSGeo4W Setup - Running postinstall scripts
Postinstall script errors
These do not necessarly mean that affectes packages will fail to function properly, but please check /var/log/setup.log.full and report any problems.
Package: Unknown package
    qgis-common.bat exit code -1073741511

No ficheiro "C:\OSGeo4W64\var\log\setup.log.full", o erro está no final

Tenho aquela DLL (C:\OSGeo4W64\bin\gdal300.dll).

O QGIS/GRASS GIS + GRASS GIS não trabalham. Os algoritmos relacionados com o GRASS não funcionam nem o programa GRASS de forma independente.

Alguma ideia como solucionar?

Obrigado desde já.

Cumprimentos,
Valter Albino -
Geógrafo Físico, M.Sc.
Modelação H&H / Riscos ambientais / OT&U
www.valteralbino.wixsite.com/hydrodynamics

setup.log.full (31K) Download Attachment

Re: Problema na instalação do QGIS

Giovanni Manghi
Olá bom dia,

On Thu, Feb 6, 2020 at 6:37 AM Valter Albino <[hidden email]> wrote:

> Viva
>
> Após atualização de pacotes via OSGeo4W, de combinações QGIS / GRASS GIS e SAGA GIS deixei de ter acesso ao GRASS GIS (programa independente e módulo acoplado)

por este lados fazemos muitas instalações com osgeo4w (acabei de fazer
uma) e não há problemas particulares:

seguir a "advanced install", escolher os packages qgis, grass e
qgis-grass-plugin7

deixar que o instalador resolva as dependências por sua conta.

No fim é só correr QGIS com o atalho "with GRASS".

Cumprimentos

-- GM --

Re: Problema na instalação do QGIS

Valter Albino
Bom dia

Nunca me tinha acontecido - sou utilizador regular. Na"caixa" do PC de serviço (computador administrado por serviço de informática de organização, e no PC portátil pessoal, cheguei a fazer o mesmo e tudo funciona regularmente.
Depois do serviço, vou remover tudo e instalar sem olhar a "dependências" e darei "feedback".

Obrigado

Giovanni Manghi <[hidden email]> escreveu no dia quinta, 6/02/2020 à(s) 08:42:
> [...]

deixar que o instalador resolva as dependências por sua conta.

No fim é só correr QGIS com o atalho "with GRASS".

Pedro Venâncio-2
Bom dia Valter,

Procura na pasta System32 se tens o ficheiro libcurl.dll. Se tiveres, apaga-o ou renomeia-o e volta a tentar fazer a instalação.

Depois reporta o resultado.

Abraço,
Pedro Venâncio

> [...]

deixar que o instalador resolva as dependências por sua conta.

No fim é só correr QGIS com o atalho "with GRASS".

Bom dia Pedro,

Está certo, reportarei.

Pedro Venâncio <[hidden email]> escreveu no dia quinta, 6/02/2020 à(s) 09:34:
> [...]

deixar que o instalador resolva as dependências por sua conta.

No fim é só correr QGIS com o atalho "with GRASS".

(No PC do serviço, encontrei essa DLL pelo OSGeo4W shell em C:\OSGeo4W64\bin)
> [...]

deixar que o instalador resolva as dependências por sua conta.

No fim é só correr QGIS com o atalho "with GRASS".

A questão é que se estiver no System32, ela tem prioridade e dá erro. Tem de se eliminar ou renomear.

Valter Albino <[hidden email]> escreveu no dia quinta, 6/02/2020 à(s) 10:00:
> [...]

deixar que o instalador resolva as dependências por sua conta.

No fim é só correr QGIS com o atalho "with GRASS".

(Muito bem, obrigado)