Preenchimento de campos

Armando Silva
Olá!

Tenho uma dúvida.
Estou a fazer um levantamento relacionado com a caraterização de árvores.
Assim, tenho uma shape que tem vários campos, entre os quais, um campo "Nome Científico" e outro campo "Nome Comum".
Será que existe alguma forma de, preenchendo o "Nome Científico", o campo "Nome Comum" ser preenchido automaticamente com o respetivo nome comum?
Com os melhores cumprimentos,

Armando Silva

Re: Preenchimento de campos

Carlos Correia
Às 11:10 de 08/05/20, Armando Silva escreveu:
[...]

Viva,

Basta na tabela onde são guardados os nomes científicos adicionar um campo para o nome comum. Depois será apenas uma questão de, no código que faz a gestão da  interface do utilizador, tratar de preencher o nome comum.

Com os melhores cumprimentos,

Carlos Correia
=========================
MEMÓRIA PERSISTENTE
GSM:  917 157 146
e-mail: [hidden email]
XMPP (Jabber): [hidden email]
GnuPG: wwwkeys.eu.pgp.net

Re: Preenchimento de campos

Bruno Moreira
Reparei agora que fiz o processo ao contrário, mas aqui vai na mesma. Se compreendi bem a questão um JOIN pode ajudar:

- no projecto do qgis que envio em anexo temos 2 camadas:
- uma de texto “nomes”  onde se faz a correspondência entre o nome comum e o nome científico das espécies, que são os 2 campos disponíveis para editar; a ideia é colocar aqui, previamente, todas as espécies;
- uma de pontos “arvores" com 3 localizações de árvores: esta camada tem o campo “nome_comum” que é editável; o campo “nomes_nome_científico” NÃO é editável e é obtido automaticamente através de um JOIN / UNIÃO: significa que se preencher o campo “nome_comum” e houver alguma correspondência com o “nome_comum” da camada “nomes”, o campo “nomes_nome_cientifico” será obtido automaticamente.

Fiz o teste para o elemento de ID=3 (Carvalho). Pode colocar “Carvalho” ou “Pinheiro” nos elementos de ID 1 ou 2 e verificar o preenchimento automático (será preciso fechar e voltar a abrir a tabela de atributos).

Cumprimentos,
Bruno Moreira.

teste.zip (21K) Download Attachment

Re: Preenchimento de campos

Francisco Alves Camello Neto
Olá Armando,

Existem algumas formas de se fazer isso e depende de como você vai querer armazenar estas
informações. Por exemplo, num banco postgis você poderá criar um constraint e nele definir que
quando no campo Nome cientifico for digitado Quercus faginea, o campo Nome Comum será
populado com a string Carvalho e assim por diante para todas as espécies que necessitar.
Outra forma é, nas propriedades do layer, na aba Attributes Form também existe a possibilidade
de se definir um constraint. Uma terceira forma seria pela calculadora de campo com uma
fórmula condicional.
A diferença entre os modos, está no fato de que no banco postgis este constraint é 'permanente'
funcionando em qualquer software de GIS que você usar, e no caso dos outros dois ficaria
atrelado ao projeto do QGIS.
Se você puder dar mais detalhes sobre o seu problema, formato do dado por exemplo, posso
lhe dar um exemplo mais efetivo.

Regards,
__________________________________________________________________________________
Francisco Alves Camello Neto
GIS Consultant
+55 021 96987 9945  +55 021 98122 4645
[hidden email]
Even recycled paper takes energy to make
. Do you really need to print this e-mail?

On Fri, May 8, 2020 at 11:10 AM Armando Silva <[hidden email]> wrote:

> [...]
> Será que existe alguma forma de, preenchendo o "Nome Científico", o campo "Nome Comum" ser preenchido automaticamente com o respetivo nome comum?

esta é a forma mais simples, as far as I know:

https://cloud.naturalgis.pt/index.php/s/dSpwD3W5j3KArZF

http://naturalgis.pt/
[hidden email]
* QGIS/PostGIS Training
* QGIS Support and Consulting
* QGIS development
Google+/Hangouts: [hidden email]
Giovanni is QGIS main tester and active member of its development team

Re: Preenchimento de campos

Armando Silva
Boas Francisco,

Antes de mais, obrigado!
Vou experimentar, mas talvez tenha que ser a 1ª opção, porque a ideia é depois passar o projeto para o tablet e usar um software qualquer mobile para fazer o levantamento em campo. Sou novato nesta área e aconselharam-me o LocusGis...

On Tue, May 12, 2020 at 9:50 AM Armando Silva <[hidden email]> wrote:
> Olá Giovani!
>
> Antes de mais, obrigado!
> Uma dúvida. A ideia depois é passar o projeto para o tablet para fazer o levantamento de campo, criando pontos no local. Sou novato nesta área dos levantamentos e aconselharam-me um software mobile tipo do LocusGis. Por esta via será compatível?

Já experimentou QField? É o QGIS para Android: esta App funciona com
base em projectos QGIS (que devem ser transferidos -em conjunto com os
dados- para o tablet/smart phone), portanto toda a simbologia, as
widgets (como as que lhe mostrei), as expressões, etc, funcionam todas
exatamente como definidas no QGIS Desktop. Honestamente para quem usa
QGIS Desktop é a meu ver a solução mobile mais simples e potente.

[...]

Giovanni Manghi
On Tue, May 12, 2020 at 9:55 AM Giovanni Manghi
<[hidden email]> wrote:

> Já experimentou QField?

PS
Em breve vamos (NaturalGIS) iniciar ter workshops e formações on-line
sobre vários assuntos, inclusive QField.

[...]

Viva. Fiquei na dúvida se a minha resposta chegou ao destino (como continha um anexo, pode ter sido bloqueada). Por isso, aqui vai de novo (sem anexo).

Início da mensagem reencaminhada:

Re: Preenchimento de campos

Francisco Alves Camello Neto
Boas Armando,

Bom já que existe esta etapa de coleta de dados em campo, acho que a melhor opção seria como o Giovanni Manghi
demonstrou, que seria a segunda opção que lhe disse, por que penso que ainda não existe a opção do postgis mobile.
Já com relação ao app, sou da mesma opinião que o Giovanni, o QField é uma ótima opção já que ele interage com o
QGIS diretamente e depois de terminada a coleta em campo você pode criar uma base de dados mais concisa usando
o PostGIS.
__________________________________________________________________________________

Em ter., 12 de mai. de 2020 às 05:47, Armando Silva <[hidden email]> escreveu:
[...]

Antonio Sobral Almeida
Viva Armando,
Pode experimentar o script que faz a tradução automática de nomes comuns para científicos, decarregando a partir de:

Cprts., Sobral Almeida

[...]

Caro Sobral,

Vou experimentar! Pelo que vi nas instruções, diz que funciona no 2.18 e eu estou com 3.10, mas se resultar, é mesmo o que eu pretendo!
Obrigado!

Antonio Sobral Almeida <[hidden email]> escreveu no dia sexta, 15/05/2020 à(s) 13:14:
[...]

Caro Armando,

O script vai na versão 2. Este script funciona assim:
1 - o utilizador selecciona um ou mais pontos (isto é, árvores) numa shape de pontos;
2 - abre esta nova versão e escolhe numa aba com o nome comum de 219 espécies florestais, o nome que quiser;
3 - corre o script e este cria automáticamente dois novos campos na tabela de atributos (da shape de pontos), sendo colocado num o nome comum escolhido em 2., e no outro campo é colocado o nome científico correspondente.

Pode descarregar esta nova versão a partir de: https://www.dropbox.com/s/fyhcx1162e7k1uz/Tradutor_v2.zip?dl=0

Caso surja alguma dúvida ou algum bug, disponha.

Pode ser que um destes dias consiga (muitíssima) paciência e tempo para converter estes scripts para o QGis3. No entanto, sendo o QGis um sistema aberto, qualquer utilizador pode fazer essa conversão.

Melhores cumprimentos,
Sobral Almeida