Pre-lançamento de "GISVM - Maquina Virtual SIG" totalmente Livre e Gratuita

Pre-lançamento de "GISVM - Maquina Virtual SIG" totalmente Livre e Gratuita

Ricardo Pinho

Caros,

Antes de mais, as minhas desculpas por não ter divulgado aqui a notícia em primeira-mão. Optei por lançá-la internacionalmente e espantosamente, pelo enorme sucesso alcançado em menos de 3 dias, a notícia chegou a Portugal mais cedo do que esperava. Então aqui vai…

Tenho o prazer de anunciar o pré-lançamento do GISVM.COM, isto é, do “GIS Virtual Machine”.

O GISVM pretende ser uma estação de trabalho SIG completa, constituída exclusivamente por software LIVRE e totalmente GRÁTIS.

Um dos seus principais objectivos é tornar-se numa opção para qualquer utilizador que necessite de uma solução de software SIG pronta a usar. Contornando por completo os habituais “entraves informáticos” de instalação e configuração que ainda acompanham este tipo de software.

Espero assim convencer os utilizadores SIG a aventurarem-se em dois grandes novos mundos da informática: o do SOFTWARE LIVRE e o da VIRTUALIZAÇÃO (tradução de Virtualization) e a tirarem partido das suas inúmeras vantagens (que são demasiadas para aqui listar!!!)

Nesta fase de pré-lançamento é distribuída uma imagem virtual de 984 MB no formato VMWare que exige a pré-instalação do VMWare Player (Gratuito e Open Source – aqui) ou de qualquer outro produto que corra esse formato de imagens (praticamente todos!!!).

Agradeço que acedam ao site do projecto para fazerem download GRATUITO da imagem, que está disponível por Torrent ou download directo.

Espero que tenham uma agradável experiência de utilização do GISVM e que, acima de tudo, VOS SEJA ÚTIL!

Pedia a Vossa ajuda na divulgação deste projecto a todos aqueles para quem o GISVM possa ser util !

Aproveito também para apelar à vossa ajuda na distribuição da imagem!

- Caso descarreguem a imagem via torrent, por favor deixem algum tempo em SEED para aumentar a disponibilidade e a velocidade de download.

- Caso tenham a possibilidade de alojar o ficheiro em algum servidor (FTP ou HTTP), por favor, contactem-me para que possa indicar esse local como mirror.

Para terminar,

Deixo em primeira-mão a notícia da minha intenção de CRIAR UMA VERSÃO ESPECIAL DO GISVM PARA PORTUGAL.

Para além de ter todo o software localizado em Português, pretendo incluir alguns dados e configurações específicas para o nosso País em particular. Como seja: os sistemas de coordenadas nacionais, dados de limites administrativos e censos nacionais, etc.

Agradeço portanto todas as Vossas sugestões e opiniões sobre esta ideia.

E obviamente que estou receptivo a contribuições e ajudas de quem tenha disposição em meter “mãos à obra” comigo nesta ambiciosa tarefa.

Para já podem-me contactar directamente para este meu email. Mas em breve noticiarei a disponibilização de um espaço específico para a criação de uma comunidade do GISVM (em: http://gisvm.com/forum )

Cumprimentos,

Ricardo Pinho

Re: Pre-lançamento de "GISVM - Maquina Virtual SIG" totalmente Livre e Gratuita

Fred Lehodey
Olá Ricardo,
para algumas coisas (simplicidade, edição, Postgis, WMS etc..) o Kosmo me parece muito bom e estável.

Não seria interessante de juntar está aplicação na GISVM ?
(e já tem versão em português para a GISVM-PT  :-)

Abraço, Fred.