Por onde começar?

Miguel Torres
Olá a todos!

Sou um utilizador habitual de ArcGIS há uns anos e queria passar a
utilizar software Open Source.

Os meus conhecimentos de programação são quase nulos (para lá dos VB
Scripts do ArcGIS).

Queria saber que programa me aconselham para começar tendo em conta as
seguintes condicionantes:

- Compatibilidade total com o ArcGIS, aceitando todos os seus formatos
e não apenas shp (Geodatabase, tin, GRID, etc.);

- Linguagem de programação relativamente simples de aprender (quero
contribuir para o desenvolvimento do projecto)

- Funcionalidades avançadas (Análise 3d, análise espacial, análise de
redes, etc.)

Obrigado pela paciência!

Miguel Torres

Re: Por onde começar?

António Rodrigues
Caro Miguel,

Em formato telegráfico:

1. Quantum GIS (ou QGIS), pela facilidade de utilização e um número
cada vez maior de extensões;

2. Python (para escrever extensões para o QGIS e muito mais);

3. Definitivamente GRASS (o QGIS tem um plugin para aceder a todas as
funcionalidades do GRASS). Necessidade, no entanto de converter
informação para formato nativo. Semelhante ao que se fazia (não sei se
ainda se faz) no ARC info /ARCGIS, com a necessidade de converter as
shapes para um formato topológico (as chamadas coverages).

Uma nota final. Tanto o QGIS como o GRASS funcionam melhor em ambiente
Linux (e MAC OS). Pelo que tenho lido, as versões Windows têm
melhorado bastante (em termos de estabilidade).

Nada como fazer o download do QGIS e experimentar.

Nota final: Que eu saiba, tudo o que é vectorial tem que ser
convertido para formato shapefile, e as GRIDS para ascii.

Espero ter ajudado,
António

On Sep 10, 2008, at 11:35 PM, Miguel Torres wrote:

> [...]
> contribuir para o desenvolvimento do projecto)
>
> - Funcionalidades avançadas (Análise 3d, análise espacial, análise de

Re: Por onde começar?

Artur Gil
http://www.gvsig.gva.es/index.php?id=1729&L=0

gvSIG com extensões Sextante (análise espacial raster), Redes, 3D e GeoBD - para gestão de BD (entre outras extensões).

Elevadas capacidades de desenvolvimento: https://gvsig.org/web/docdev/

Se está habituado às interfaces ESRI, esta é a escolha certa.

AG

Re: Por onde começar?

Fred Lehodey
Caro Miguel,
só vinha acrescentar o incontornável Postgres/PostGIS. (para dados vectoriais)
Permite trabalhar em SQL e usar clientes como o gvSIG, QGIS e outros... (e ArcGis qq dia ;-)

Fred.

2008/9/10 Miguel Torres <[hidden email]>
[...]

Ricardo Pinho

Em suma comece pelo www.gisvm.com :-)

Que tem grande parte do que foi mencionado e mais alguns outros com interfaces e funcionalidades bem melhores do que o ArcGIS. Há que evoluir!!!

E o que não tem pode instalar da Web muito facilmente!!!!

Além de que, se fizer asneira a experimentar, pode voltar sempre à imagem virtual inicial!

Bem vindo ao OS !!! ;-)

Cumprimentos,

Ricardo Pinho