Pedido de esclarecimento/ajuda

Diogo Gomes
Bom dia membros do grupo de utilizadores QGIS, o meu nome é Diogo, sou Geógrafo e estou a ter algumas dificuldades em elaborar um projecto.

Solicito assim o vosso auxilio nesta questão, preciso produzir um mapa com a sinalética vertical de informações de direcção de um determinado concelho.
Tenho os locais onde os sinais se localizam representados através de uma geometria de pontos, mas para fins de visualização final no template de impressão necessito que os sinais (que tenho em formato jpeg.) apareçam associados à simbologia do ponto e sempre visíveis nesta visualização para impressão.

Se alguém me puder ajudar ou esclarecer esta questão ficarei muito grato.

Re: Pedido de esclarecimento/ajuda

Pedro Pereira
Boa tarde,

Esse assunto foi falado na lista nos ultimos dias:

[...]

Re: Pedido de esclarecimento/ajuda

nelson_silva
Caro Diogo,

No site http://sig974.free.fr/?p=1520 encontrará a maioria dos símbolos em SVG, o formato vectorial lido pelo QGIS para símbolos, neste caso pontuais.

Pode colocar a pasta do ficheiro na directoria de instalação do QGIS. Por exemplo, C:\OSGeo4W\apps\qgis\svg

Qualquer coisa, disponha.
Nelson Silva

No dia 15 de junho de 2016 às 11:50, Diogo Gomes <[hidden email]> escreveu:
[...]

Atentamente,
Nelson Silva

Re: Pedido de esclarecimento/ajuda

Diogo Gomes
Boa tarde Pedro, em primeiro lugar obrigado pela resposta.
Penso que não me fiz entender ou então não me expliquei correctamente,  o que necessito mesmo é de colocar uma imagem (neste caso que foi criada por mim) em formato jpeg. associada a um ponto. Existe uma forma através da ferramenta evis mas ai ela só fica visível quando clicamos na consulta dos atributos do ponto, e o que eu precisava mesmo era que a imagem ficasse associada ao ponto mas sempre visível. Acha que me pode auxiliar? Obrigado mais uma vez

Re: Pedido de esclarecimento/ajuda

nelson_silva
Olá Diogo,

Aqui fica a dica no manual do QGIS para o que pretende.

Nelson

No dia 15 de junho de 2016 às 15:04, Diogo Gomes <[hidden email]> escreveu:
[...]

Alexandre Neto
O problema é que o QGIS não permite usar imagens (*.jpg ou *.png) como marcadores. O workaround é criar um SVG com a imagem respectiva imagem lá dentro, e assim já funciona (Pode-se usar o inskape para fazer isso) ou usar ferramentas como o imagemagik em linha de comandos para converter todos os jpgs em SVG de uma só vez

Ou estarias à procura de algo como isto?

Alexandre Neto

Nelson Silva <[hidden email]> escreveu no dia quarta, 15/06/2016 às 15:06:
[...]

Trabalho Voluntariado em QGis

Sergio Esteves
Bom dia membros do grupo de utilizadores QGIS,

O meu nome é Sérgio, sou Engenheiro e estou a dar os primeiros passos no
QGis.

Gostava de fazer trabalho voluntario em projetos em desenvolvimento em
QGis e assim poder melhorar as minhas capacidades neste software.

Se alguém me puder ajudar ou auxiliar nesta questão ficarei muito grato.

Cumprimentos

Sergio Esteves
Porto

Re: Trabalho Voluntariado em QGis

Giovanni Manghi
Caro Sergio boa tarde,

> [...]
> e assim poder melhorar as minhas capacidades neste software.
>
> Se alguém me puder ajudar ou auxiliar nesta questão ficarei muito grato.

peço desculpa pela resposta em atraso, com o encontro QGIS pelo meio
não houve tempo para responder de imediato.

A primeira sugestão é a de subscrever a lista dos developers

depois seguir as indicações no site qgis.org

https://www.qgis.org/en/site/getinvolved/development/qgisdevelopersguide/index.html

api c++
http://qgis.org/api/2.8/

api python
http://qgis.org/api/2.8/classQgisInterface.html

pyqgis cookbook
http://docs.qgis.org/2.8/en/docs/pyqgis_developer_cookbook/

para compilar o codigo fonte
https://github.com/qgis/QGIS/blob/master/INSTALL

o bug tracker fica aqui (no caso de querer resolver algum bug)

http://hub.qgis.org/projects/quantum-gis/issues

cumprimentos!

-- Giovanni --

Re: Trabalho Voluntariado em QGis

Antonio Sobral Almeida
Bom dia, Caro Colega!

Curioso que eu, quando terminei o meu curso, também me sentia com vontade de fazer tudo o que houvesse para fazer no mundo! (Hoje tenho uma opinião ligeiramente diferente...)

Então vamos a isso?

Vou-lhe propor um trabalhinho muito interessante: elaborar um plugin para o QGIS que permita calcular o declive de troços de caminhos rurais em terra batida, aqueles que os bombeiros têm de percorrer para combaterem incêndios florestais.

Repare que o declive médio de um troço de, digamos, 5 km, de um caminho florestal interessa tanto como um par de luvas de boxe para o Cristiano Ronaldo! Ou seja, um troço de 5 km pode começar na cota, digamos, 100, e depois de atravessar serros e vales, acabar na cota... 100! Um plugin que calcule o declive de um caminho computando as cotas de início e de fim do troço diria que este caminho tem um declive 0% ! Isto seria uma informação preciosa para um comandante de bombeiros, que faria seguir por este troço os autotanques de 30 ton para abastecerem os veículo de combate!

Pois é, no mundo rural os declives médios dos caminhos florestais são para esquecer. Então qual é a informação necessária? ENTÃO O QUE É NECESSÁRIO SABER ?

É NECESSÁRIO SABER O DECLIVE MÁXIMO DE UM DETERMINADO TROÇO, E O LOCAL ONDE ESSE DECLIVE MÁXIMO OCORRE!

DICAS:

A melhor forma de calcular automáticamente o declive máximo de um troço, consiste em subdividi-lo em troços relativamente pequenos, e calcular o declive destes sub-troços da forma acima descrita. Qual o tamanho destes sub-troços? Entre 15 e 25 metros (digo eu, mas aceito outras ideias).

E qual a melhor shape de caminhos para este fim? Sem dúvida que uma shape POLYLINE-Z seria a melhor.

E se só houver shapes POLYLINE (2D) ?  Então uma grid de elevação, com um tamanho de célula de 5 a 10 metros vinha mesma a calhar!

Isto foi já resolvido no ArcView 3.x com uma extensão que faz estes cálculos. Se precisar dela, é só dizer.

Boa sorte
Antonio

[...]

Fred Lehodey
Viva,

Se fosse o Sérgio, aprendia primeiro a fazer orçamentos para "trabalhinho muito interessante"...
até ficar com "ideia ligeiramente diferente"... ;)

Fred

[...]

Maria Joao Sacadura
Boa tarde a todos:
Sou geóloga e estou a dar os primeiros passos no Qgis vinda do Arcgis. Preciso fazer o seguinte:
- Adicionar ao meu mapa, dados pontuais que tenho em excel (Refª, Coordenadas X e Y).
Penso que explorando os manuais de instruções do Qgis conseguiria, mas tenho urgência em fazer um mapa com novos locais de sondagem, para comparar com o antigo e ver que alterações logisticas são necessárias. Ora todos os meus mapas foram feitos em Arcgis (do qual já n
ao tenho a licença) e não incluiram estes novos pontos.
Muito obrigada desde já
Maria João

Maria João Sacadura
Geologist & Environmental Manager

Administrative & Environmental Management
_______________________________________

T: +351 919 303 294 / 934 670 353
Zona Industrial de Muge, Lt 13
2125-363 Muge
Portugal

[...]

Pedro Henriques
De forma rápida e simples, basta gravares o excel em csv e depois podes seguir estes passos http://www.qgistutorials.com/en/docs/importing_spreadsheets_csv.html para adicionares o ficheiro csv ao qgis

Cumprimentos
Pedro Henriques

Personal E-mail: [hidden email]
Academic E-mail: [hidden email]
Professional E-mail: [hidden email]
Mobile Phone: +351 916 553 574
Personal Page: http://zoomto.pt

No dia 5 de julho de 2016 às 15:20, Maria Joao Sacadura [via OSGeo.org] <[hidden email]> escreveu:
[...]

T: <a href="tel:%2B351%20919%20303%20294" value="+351919303294" target="_blank">+351 919 303 294 / 934 670 353
[...]

http://osgeo-org.1560.x6.nabble.com/Pedido-de-esclarecimento-ajuda-tp5271771p5274782.html
To start a new topic under QGIS-pt, email [hidden email]
To unsubscribe from QGIS-pt, click here.
NAML

Re: Pedido de esclarecimento/ajuda

Ana Fontes

Boa tarde,

Utilizo frequentemente essas funções.

Terá de considerar o seguinte pressuposto:

                - coordenadas geográficas em º ‘ ‘’, deverão ser transformadas em graus decimais, na folha de cálculo;

                - coordenadas rectangulares (em quaisquer CRS podem ser exportadas directamente.

PASSO 1 – Guardar a tabela em formato “.txt” (texto separado por tabulações, p.ex.) ou “.CSV”;

Passo 2 – Importar no “Add Delimited text layer” no QGIS.

A partir daqui, já poderá guardar como shapefile, p.ex.

Espero ter ajudado

Ana Fontes

Geógrafa - Sistema de Informação Geográfica

Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, IP

Departamento de Conservação da Natureza e Florestas do Norte

Divisão de Planeamento e Avaliação de Projeto

Av. António Macedo – 4704-538 Braga

T: +351 253 203 480 F: +351 253 613 169

www.icnf.pt

[hidden email]

Re: Pedido de esclarecimento/ajuda

Maria Joao Sacadura
Muito obrigada, já consegui. E para adicionar título? Encontrei as decorações para por escala e norte, mas não como pôr título...

No dia 5 de julho de 2016 às 15:33, Pedro Henriques <[hidden email]> escreveu:
[...]

Mobile Phone: <a href="tel:%2B351%20916%20553%20574" value="+351916553574" target="_blank">+351 916 553 574
[...]

T: <a href="tel:%2B351%20919%20303%20294" value="<a href="tel:%2B351919303294" value="+351919303294" target="_blank">+351919303294" target="_blank"><a href="tel:%2B351%20919%20303%20294" value="+351919303294" target="_blank">+351 919 303 294 / <a href="tel:934%20670%20353" value="+351934670353" target="_blank">934 670 353
[...]

Sent from the QGIS-pt mailing list archive at Nabble.com.

Penso que esteja a referir como adicionar texto no print composer http://www.qgistutorials.com/en/_images/3111.png

No dia 5 de julho de 2016 às 17:00, Maria Joao Sacadura [via OSGeo.org] <[hidden email]> escreveu:
[...]

Mobile Phone: <a href="tel:%2B351%20916%20553%20574" value="<a href="tel:%2B351916553574" value="+351916553574" target="_blank">+351916553574" target="_blank"><a href="tel:%2B351%20916%20553%20574" value="+351916553574" target="_blank">+351 916 553 574
[...]

T: <a href="tel:%2B351%20919%20303%20294" value="<a href="tel:%2B351919303294" value="<a href="tel:%2B351919303294" value="+351919303294" target="_blank">+351919303294" target="_blank"><a href="tel:%2B351919303294" value="+351919303294" target="_blank">+351919303294" target="_blank"><a href="tel:%2B351%20919%20303%20294" value="<a href="tel:%2B351919303294" value="+351919303294" target="_blank">+351919303294" target="_blank"><a href="tel:%2B351%20919%20303%20294" value="+351919303294" target="_blank">+351 919 303 294 / <a href="tel:934%20670%20353" value="<a href="tel:%2B351934670353" value="+351934670353" target="_blank">+351934670353" target="_blank">934 670 353

http://osgeo-org.1560.x6.nabble.com/Pedido-de-esclarecimento-ajuda-tp5271771p5274802.html
NAML

Re: Pedido de esclarecimento/ajuda

Maria Joao Sacadura
Muito obrigada Ana:
Já tinha conseguido. O que não estou a conseguir agora é pôr um título no mapa. Encontrei as decorações com o norte e a escala, mas não o titulo. Já agora, também queria mudar o formato à escala e não consigo...
Obrigada

No dia 5 de julho de 2016 às 15:46, Ana Fontes <[hidden email]> escreveu:

[...]

T: <a href="tel:%2B351%20253%20203%20480" value="+351253203480" target="_blank">+351 253 203 480 F: <a href="tel:%2B351%20253%20613%20169" value="+351253613169" target="_blank">+351 253 613 169

www.icnf.pt

[hidden email]

Enviada: terça-feira, 5 de Julho de 2016 15:37
Para: QGIS PT - lista de utilizadores QGIS, em portugu

[...]

T: <a href="tel:%2B351%20919%20303%20294" value="+351919303294" target="_blank">+351 919 303 294 / <a href="tel:934%20670%20353" value="+351934670353" target="_blank">934 670 353

[...]

Pedro Venâncio-2
Boa tarde Maria João,

Essas informações estão todas no manual do Print Composer:

- Adicionar texto: http://docs.qgis.org/2.8/en/docs/user_manual/print_composer/print_composer.html#the-label-item