Quantcast

Para imagens de Landsat: qual a diferença entre CorrecçãO Geométrica e Ortorectificação?

Para imagens de Landsat: qual a diferença entre CorrecçãO Geométrica e Ortorectificação?

Helena Herrera
Bom dia

Estou a ler documentação sobre pré-processamento e perdi-me na diferença entre Ortorectificação e correcção Geométrica. aparentemente, o objectivo é o mesmo: corrigir o posicionamento da imagem e os efeitos na imagem. Sendo quer na Correcção Geométrica se usa GCP e no caso da Ortorectificaçãio uma imagem corrigida e DEM. Correcto ou está qualquer coisa a escapar-me?
Obrigado

PS- pergunta final: Consigo fazer estes 2 processos no QGIS?
Helena

Re: Para imagens de Landsat: qual a diferença entre CorrecçãO Geométrica e Ortorectificação?

Marcos-2
CONTENTS DELETED
The author has deleted this message.

CONTENTS DELETED
The author has deleted this message.

Re: Para imagens de Landsat: qual a diferença entre CorrecçãO Geométrica e Ortorectificação?

Helena Herrera
BOm dia Marcos e muito obrigado pelo Email.

Podia_,e enviar essa fonte de informação do INPE? Porque me parece 1 informação algo diferente daquela que eu tenho mas com bastante sentido
Quem esteja a ler esta mensagem está de acordo com o Marcos?
Obrigado
Helena

Re: Para imagens de Landsat: qual a diferença entre CorrecçãO Geométrica e Ortorectificação?

Alberto Carmo
Ainformação prestada está 100%
Melhor explicação eu não lhe daria.

No dia 7 de Março de 2012 14:01, Helena Herrera <[hidden email]> escreveu:
[...]

Os Transportes no Algarve?
Tem horários desfasados da procura, e qualidade improvável!
Para que servem os nossos contributos?

CONTENTS DELETED
The author has deleted this message.

Re: Para imagens de Landsat: qual a diferença entre CorrecçãO Geométrica e Ortorectificação?

Alberto Carmo
para este efeito (e outros) recomendo o software livre mirone, disponivel em http://w3.ualg.pt/~jluis/mirone/

No dia 7 de Março de 2012 19:24, Marcos <[hidden email]> escreveu:
Olá, Helena,

Eu não usei  nenhuma fonte específica para responder à sua pergunta e me recordo de ter lido Há alguns anos materiais do INPE que me esclareceram as mesmas dúvidas.

  1. Vou procurar esses materiais - devo tê-los em arquivos digitais - e envio.
  2. Procurando com as palavras "processamento digital de imagens inpe", o buscador mais famoso deu-me o resultado de três textos que, à primeira vista, contribuirão para dirimir as nossas dúvidas:

Também pesquisei sobre os softwares de PDI Open-Source.

Quanto aos softwares gratuitos que executam funções de ortorretificação, a lista é a seguinte: GRASS, SPRING e OSSIM.

Outros softwares apresentam funções de PDI bastante interessantes, sobretudo o ILWIS.
Esse texto aqui presenta uma lista de softwares a se pesquisar.

Cumprimentos,

Marcos Ummus