NEEA

André Barbosa-4
Caros colegas,

  Em conversa sobre as tecnologias livres e as iniciativas aqui propostas,
falei com a direcção do NEEA ,Nucleo de Estudantes de Eng. do Ambiente da
Universidade de Aveiro que se mostrou receptivo a um futuro envolvimento. As
tecnologias sig estão cada vez mais presentes nas diversas disciplinas, e
tem-se notado uma certa lacuna em termos de formação neste sector, uma vez
que que apesar de ter sido reforçada a aposta da aprendizagem de sig no
curriculo, os alunos anteriores a essa reforma encontram-se com pouca
formação especifica. Nesse sentido, o NEEA mostrou interesse em acolher um
evento de formação, para estudantes, não só de ambiente mas da universidade
em geral, pelo que gostava de saber se seria possivel.
 Por outro lado, alguns professores mostraram-se interessados em tomar
contacto com as soluções livres de sig, e gostava de saber quais as mais
recomendadas para ensino, pelo que percebi alguém aqui pertence a ESTGA, era
otimo saber quais os recursos que usam, e se posso fornecer o vosso contacto
ao docente.

André Barbosa
andrebarbosa"@"ua.pt

Re: NEEA

Victor Ferreira

Caro André,
penso que o assunto que levanta é pertinente e já o vi abordado em
vários encontros. A divulgação do software livre SIG e dos standards
abertos de dados passará inevitavelmente pelas escolas e universidades.
Já se falou no grupo que poderia ser um dos vectores de actuação do
Grupo local: a promoção e divulgação de materiais educativos e quem sabe
até a promoção de cursos. No encontro de Outubro, etá previsto um dia
dedicado a workshops técnicos. Mais novidades sobre o evento serão
divulgadas em breve. Entretanto convido-o a si e aos interessados aí na
UA a se inscreverem na lista e no wiki para se manterem a par de
novidades e tambem darem uma ajuda onde possível,
Cumprimentos,
Victor Ferreira