Lizmap - configuração de grupos e utilizadores

Lizmap - configuração de grupos e utilizadores

Pedro
Olá,

Estava aqui a criar grupos e users no Lizmap e deparei-me com um “problema” que imagino poderá ter abordagens diferentes (a nível do Lizmap ou QGIS ou PostGIS). Ou poderei estar a conceptualizar mal a coisa…

Começando pelo enquadramento do que tinha pensado: são vários projectos em QGIS (os layers são oriundos do PostGIS) para publicar no Lizmap, sendo que pretendia colocá-los a todos num mesmo Repositório do Lizmap e depois daria acesso a cada um dos Projectos aos respectivos Grupos/Users.
Além disso gostaria que dentro de cada Grupo, configurar a nível do User quais os layers do projecto a que ele teria acesso (Users do mesmo Grupo que tinham acesso a layers diferentes)

Agora a realidade, no Lizmap, pelo me apercebo:
- não consigo configurar permissões a nível do Projecto nem a Grupos nem a Users (só a nível do repositório), certo?

- não permite configurar acesso aos layers nem a nível do User nem do Grupo? (sei que poderia definir isto a nível do projecto no QGIS, mas iria originar ter vários projectos para publicar no Lizmap)

- nos basemaps utilizados há forma de colocar o mapa de base “em branco” ( por vezes dá jeito não ter nenhum mapa base)?

 Sei que são várias perguntas com várias “dependências” e muitas considerações mas gostaria de “ouvir” a vossa opinião.

Obrigado,
Pedro

P.S. – há previsões quando as apresentações do encontro QGIS PT estarão disponíveis no site?

Re: Lizmap - configuração de grupos e utilizadores

Giovanni Manghi-2
Olá Pedro,

> - não consigo configurar permissões a nível do Projecto nem a Grupos nem a
> Users (só a nível do repositório), certo?

certo, as permissões são a nível de repositório e relativas aos
grupos/utilizadores definidos no Lizmap.

> - não permite configurar acesso aos layers nem a nível do User nem do Grupo?
> (sei que poderia definir isto a nível do projecto no QGIS, mas iria originar
> ter vários projectos para publicar no Lizmap).

QGIS Desktop/Server não debe nada acerca dos grupos/utilizadores
definidos no Lizmap, portanto a implementação a nível de QGIS seria
pelo menos complicada. Por outro lado acho que não seria muito
complicado no Lizmap (plugin) uma opção para definir quais
grupos/utilizadores (definidos no Lizmap mesmo) podem aceder a quais
camadas.

Uma opção parecida já existe: a que permite escolher quais features
podem visualizadas por parte de certos grupos.

> - nos basemaps utilizados há forma de colocar o mapa de base “em branco” (
> por vezes dá jeito não ter nenhum mapa base)?

sim, acho que na ultima versão de LM é já possivel,

> P.S. – há previsões quando as apresentações do encontro QGIS PT estarão
> disponíveis no site?

as apresentações já estão no repositório do grupo qgis_pt, falta só as
colocar on-line mas Hugo acho que está fora do país.

https://github.com/qgispt/site

-- G --