Intervalo de classes da CRIF

Luis Correia Antunes
Bom Dia,

Antes de mais, peço desculpa pelo tema que, apesar de não ser o QGis, acredito que posso haver colegas que tenham a resposta para a minha dúvida.

Estou a fazer reproduzir a metodologia de criação da CRIF e não encontro o intervalo de valores das classes de risco da CRIF (a última tarefa). Os valores número que se obtém é de 0 a 1000 mas não encontro os intervalos das Classes. Será que alguém me pode ajudar?

Obrigado,

Re: Intervalo de classes da CRIF

Pedro Venâncio-2
Luís,

Que metodologia estás a usar? De acordo com o Guia técnico para a elaboração do PMDFCI do ICNF [0], reclassificas os valores em 5 classes quantílicas.

O Guia tem a seguinte advertência:

"Em absoluto rigor, uma divisão em quintis (5 classes quantílicas, como se propõe) remete para cada classe exactamente 20% das observações. Neste caso, a classificação da perigosidade por quintis deveria colocar 20% dos pixéis em cada classe de perigosidade o que, como observará, poderá não acontecer. Mesmo que não se observem exactamente 20% dos pixéis em cada classe, recomenda-se a utilização dos quintis por ser uma classificação isenta."

porque há por aí softwares que não fazem a distribuição como se pretende.

Mas podes ver aqui [1] como fazer, com o QGIS/GRASS.

Cumprimentos,
Pedro Venâncio

No dia 19 de maio de 2016 às 17:24, Luis Correia Antunes <[hidden email]> escreveu:
[...]

Boa tarde Pedro,

Ja tinha visto as tuas apresentações das CRIF e estive para e contactar, mas não queria estar a "abusar". Ainda bem que te encontrei por aqui.

A metodologia que estou a usar é o que está apresentado na DGT (http://scrif.igeo.pt/cartografiacrif/2007/metodologia.html). Sabes como é feita o intervalos de valores de risco nesta metodologia?

Obrigado,

Página do facebook - Google Earth na Sala de Aula
Recursos educativos - Mapas para Google Earth

No dia 19 de maio de 2016 às 17:47, Pedro Venâncio <[hidden email]> escreveu:
[...]

Olá Luís,

Não sei como é que a equipa do antigo IGP fazia a classificação, o melhor será contactar a DGT e tentar saber ao certo.

Em alternativa, o ICNF dá a possibilidade de se usar a metodologia scrif para a carta de perigosidade, como se pode ver na pág. 46 do Guia, por isso também devem ter resposta para a questão que colocas.

Se conseguires algum feedback dessas entidades, depois transmite aqui, já que a dúvida é muito pertinente.

Abraço,
Pedro