Georeferenciador

daniel pinto

Viva boa tarde!!

Tive que vectorizar uma carta antiga no corel e exportei como tiff para georeferenciar e sobrepor a orto actual correu tudo bem tenho as linhas como qyeria e batem quase certo..... estao deslocadas para este cerca de 35 metros.....  usei imensos pontos  para a georeferenciacao ser mais fidedigna, o epsg esta correcto mas nao prrcebo o que se passa.... tenho que vectorizar tudo de novo agora no qgis e depois colocar no sitio certo??? So a ideia de ter que vectorizar tudo de novo esta a matar-me..... obrigado

daniel pinto
arqueólogo
[hidden email]
91 869 13 97
rua de Arouca, nº 10, 1º esq, 3810-050 - Aveiro

Re: Georeferenciador

Andre Mano
Olá Daniel,

Parece-me que a abordagem que fizeste não foi a melhor.
O que devias ter feito era:
1 - georefernciar a carta antiga
2 - vectorizar as curvas de nível no QGIS sobre a carta já georeferenciada.

O que também não é claro para mim é porque é que queres georeferenciar curvas de nível feitas que estão em formato raster! Porque não simplesmente georeferenciar a carta antiga e usá-la como referência para o ortofoto? É que segundo a tua descrição, o teu objectivo é georeferenciar a carta antiga a partir de curvas de nível que foram convertidas para raster. Mais vale georeferenciar o ortofoto directamente a partir da tal carta antiga. Acho que estás a sofrer mais do que seria necessário :)

[...]

André Mano
https://www.linkedin.com/in/andremano

Re: Georeferenciador

Rogério Ribeiro
Boa Noite Daniel

Dizes no teu post que estás a utilizar o codigo EPSG correto, permite-me três questões:
- Qual o sistema de coordenadas que estás a utilizar e se é o mesmo tanto para a folha de carta antiga como para o orto
- Qual o SRC estás a utilizar para o teu projeto
- Qual o codigo EPSG ou codigos que estás a utilizar.
Existem diferentes EPSG para SRC que à partida, pelo nome parecem estar corretos mas que introduzem erros, aconcelho a visitar o site da DGT ou o QGIS PT para confirmar os codigos corretos
Rogério Ribeiro

Re: Georeferenciador

daniel pinto

Bom dia e obrigado.
Devo ter-me expressado mal... a carta/planta tem informação muito importante para o desenho técnico e outra para o sig e nuita do desengo nao interessa para o sig.... a minha pergunta era se poderia de alguma forma  importar o desenho vectorizado e aproveitar so o que importa para o sig.... de qualquer forma georeferenciei o tif e vectorizei de novo a parte que interessava.... pode nao ser a melhor solução mas foi a unic.... em relação aos espg usei o da orto para georeferenciar o tiff e a nova shape... para minimizar os erros mas realmente davame cerca de 30 metros para este a diferença.... preciso de mais formação... definitivamente... obrigado

Em 22/06/2016 22:29, "Rogério Ribeiro" <[hidden email]> escreveu:
[...]

Alexandre Neto

Daniel,

Desculpa a demora na resposta. Acho que podia ter havido uma solução.

Assumindo que o Corel Draw consegue exportar vectores como SVG. Existe uma ferramenta para transformar SVGs em Well Known Text.

http://svg-to-wkt.linfiniti.com/

Depois seria possível importar o WKT no Qgis e fazer a georreferenciados do mesmo com o plugin affine transformation plugin.

A sex, 24/06/2016, 08:49, daniel pinto <[hidden email]> escreveu:

[...]

Maria Joao Sacadura
Olá e boa tarde:
Alguém sabe se o QGis tem base maps como o Arcgis? Estou a fazer um mapa que me pediram, mas precisava colocar algumas referencias e o ideal seria um basemap com as estradas, vilas, cidades, etc.
Obrigada
Maria João

Maria João Sacadura
Geologist & Environmental Manager

Administrative & Environmental Management
_______________________________________

T: +351 919 303 294 / 934 670 353
Zona Industrial de Muge, Lt 13
2125-363 Muge
Portugal

No dia 21 de junho de 2016 às 17:40, daniel pinto <[hidden email]> escreveu:

[...]

Giovanni Manghi-3
Viva,

> [...]
> Alguém sabe se o QGis tem base maps como o Arcgis? Estou a fazer um mapa que me pediram, mas precisava colocar algumas referencias e o ideal seria um basemap com as estradas, vilas, cidades, etc.

https://plugins.qgis.org/plugins/quick_map_services/

http://naturalgis.pt/
[hidden email]
* WebGIS development
* QGIS/PostGIS Training
* QGIS Support and Consulting
* QGIS development
Google+/Hangouts: [hidden email]
Giovanni is QGIS main tester and active member of its development team