Erros nos dados CAOP 2016 para a RA da Madeira

Erros nos dados CAOP 2016 para a RA da Madeira

João Oliveira

Caros membros da lista,

Estou a construir um mapa das NUT de nível II e III, baseado nas últimas informações da CAOP (2016), em conjugação com a tabela fornecida na "Relacao_NUT". Os ficheiros foram descarregados da página da DGT.
Não tive problemas ao executar o dissolve para os dados do Continente e dos Açores, gerando assim os respetivos mapas das NUTs.
Já os dados da RA da Madeira reportam um conjunto de 48 erros de geometria, e como consequência, não geram resultados consistentes da operação dissolve. O ideal seria a DGT corrigir essa situação, mas entretanto, e como o mapa deve estar pronto na próxima terça-feira, pretendia saber:

1. Existe algum ficheiro vetorial, em formato compatível com o QGIS, que contenha só o contorno das ilhas do arquipélago?
2. Existe algum plugin capaz de corrigir automaticamente alguns dos erros de geometria, nomeadamente eliminar nós duplicados?

Cumprimentos,
João Paulo Hespanha

Re: Erros nos dados CAOP 2016 para a RA da Madeira

Pedro Venâncio-2
Olá João Paulo,

2. Existe algum plugin capaz de corrigir automaticamente alguns dos erros de geometria, nomeadamente eliminar nós duplicados?

https://grass.osgeo.org/grass72/manuals/v.clean.html

Está disponível no Processing.

Cumprimentos,
Pedro Venâncio

Re: Erros nos dados CAOP 2016 para a RA da Madeira

João,

O QGIS tem um plugin core chamado geometry checker que permite encontrar e corrigir geometrias automaticamente.

Sugiro que comeces por corrigir os problemas de self-intersection.

A sex, 10/02/2017, 19:39, João Oliveira <[hidden email]> escreveu:

[...]

Em especial ao Pedro Venâncio, Alexandre Neto e Giovanni Manghi, agradeço as respostas enviadas. Acabei por resolver o problema do mapa solicitado por uma colega da ESTGA, usando para a RA da Madeira, o contorno disponibilizado pela DGT. Como o mapa das NUT era "cartografia de traço", neste particular não foi preciso gerar os polígonos das NUT.

Ainda assim, tentei resolver o problema usando o plugin core de Verificação da Geometria, como indicado pelo Alexandre Neto. Este detetou ainda mais erros que o de validação, talvez por eu ter indicado uma tolerância de 1E-3 unidades de mapa (neste caso, equivale a um milímetro). Depois de aplicar a correção padrão, o que demorou quase três horas, ainda subsistiram 13 erros (de 71 iniciais).

O problema parece residir num número excessivo de vértices com uma precisão extremamente elevada (equivalente a uma escala grande, de 1:1000 ou até 1:500), que depois originam os problemas de duplicação e interseção que impedem outras análises.

Resumindo, tenho uns bons mapas em folha A3 para as NUTII e III do Continente e Ilhas, mas não tenho polígonos correspondentes para a RA da Madeira. Também não conheço um site onde possa partilhar estes mapas; aceitam-se sugestões!

PS: fiquei curioso sobre os problemas da CAOP da Madeira que o Giovanni sugere "more on that tomorrow"...

Cumprimentos,
João Paulo Hespanha

Re: Erros nos dados CAOP 2016 para a RA da Madeira

Giovanni Manghi
> PS: fiquei curioso sobre os problemas da CAOP da Madeira que o Giovanni
> sugere "more on that tomorrow"...

queria ter respondido mais em detalhe com indicação dos erros e como
corrigir de forma simples,
fiquei simplismente atolado com coisas mais urgentes.

cumps

-- G --

Re: Erros nos dados CAOP 2016 para a RA da Madeira

Andre Mano
Joao,

Duas alternativas:

1 - exportar os dados para uma base de dados PostGIS e correr um st_makevalid, talvez consiga corrigir automaticamente os erros que ainda restam;

2 - (quick and dirty) / converter para raster com uma resolucao muito alta e depois converter de novo para vector. O resultado sera um layer com 'poligonos de manhatan' mas dependendo da resolucao usada na conversao raster e da escala maxima a qual os dados vao ser usados talvez seja algo que possas tolerar.

Cumprimentos,

Andre

> [...]

corrigir de forma simples,
fiquei simplismente atolado com coisas mais urgentes.

André Mano
https://www.linkedin.com/in/andremano

Re: Erros nos dados CAOP 2016 para a RA da Madeira

João Oliveira
Ainda sobre este assunto, e após tentar a alternativa 1 do André Mano de passado dia 15 de fevereiro:

[...]

Usei o projeto QGIS que já tinha e configurei nova base de dados (e respetiva ligação), usando depois o GestorBD, para tentar colocar os dados originalmente em formato Shapefile no PostGIS. Todavia, este recusou trabalhar com dados com erros, dando a informação seguinte:

"Erro 7
Erros de escrita de elementos:
Erro de criação para elementos de #0 a #0. Erro do fornecedor:
Erro PostGIS durante a adição de elementos: ERROR:  Polygon must have closed rings
CONTEXT:  SQL function "st_geomfromwkb" statement 1

Erro de criação para elementos de #0 a #0. Erro do fornecedor:
Erro PostGIS durante a adição de elementos: ERROR:  Polygon must have closed rings

Apenas 200 de 539 elementos foram escritos."

Nas análises com o plugin de Verificação da Geometria, curiosamente, só tinha corrigido erros de duplicação de nós e de interseção de segmentos, pelo que o PostGIS veio indicar que os dados ainda possuem mais tipos de erros.
João Paulo Hespanha
Professor Adjunto - Tecnologias de Informação Geográfica
ESTGA - Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda
Universidade de Aveiro
Apartado 473 | 3750-909 Águeda
Tel. (+351) 234 611 500 / 501