Dividir nube de pontos

Pablo Schweitzer
Ola!
Eu tenho uma nuvem de pontos (20.000) e tenho que agrupar em polígonos "N" de acordo com sua proximidade. Não sei ainda se vou limitar a superfície de cada grupo, ou o número de pontos em cada um. Mas ao analisar essa definição, queria perguntar se alguém pode me recomendar como esses agrupamentos podem ser feitos.
Obrigado!

Pablo