Criar mapa de concelhos a partir de excel/csv

Criar mapa de concelhos a partir de excel/csv

Pedro
Olá,

Bom ano antes de mais!

Ando um pouco afastado do QGIS e por isso mais enferrujado.

Pediram-me para fazer um mapa com os concelhos mais uns atributos
alfanuméricos e criar estilos a partir de umas regras simples.

 A tarefa em si não tem nada de extraordinário, mas depois é para ser
atualizado por pessoas que não mexem em postgis e no qgis (no qgis posso
facilmente dizer como fazer alguma operações básicas)

Lembrei-me se seria possível criar algo a partir do excel (csv ou xls), para
depois eles poderem atualizarem esse ficheiro e em seguida importavam no
QGIS como "Texto Delimitado" e trabalhavam o mapa.

Tenho uma tabela postgis com os concelhos.
Do QGIS copio a tabela de atributos para o excel.
Aqui tenho um problema porque o campo "WKT" que traz as coordenadas excede o
limite da célula no excel. Depois quando faço a importação no QGIS como
"Texto Delimitado" naturalmente não aparecem os limites corretos.

Estão a ver alguma forma de ultrapassar isto (ou fazer a coisa de uma outra
forma) ?

Obrigado,
Pedro Ferro

--
Sent from: http://osgeo-org.1560.x6.nabble.com/QGIS-pt-f5128248.html

Re: Criar mapa de concelhos a partir de excel/csv

Sylvain Arabeyre
Boa tarde Pedro,

Aqui vai uma sugestão...
Se a atualização dos dados for meramente a nível de atributos, podes exportar a tua tabela postgis num ficheiro Excel ou csv sem o campo da geometria mas ficando com o campo que usas come unique ID.
Após a atualização dos dados no ficheiro Excel ou csv, basta fazeres um join baseado no campo unique ID e atualizar a tua tabela fonte ou criar uma nova.

Sylvain.

Le 9 janv. 2018 17:07, "Pedro" <[hidden email]> a écrit :
[...]

Olá Sylvain,

Isso é uma ideia sim bastava dar-lhes acesso à tabela postgis.
Embora preferisse fazer tudo a partir de xls ou csv.

Obrigado!

--
Sent from: http://osgeo-org.1560.x6.nabble.com/QGIS-pt-f5128248.html

Re: Criar mapa de concelhos a partir de excel/csv

jose_mvm
olá Pedro (e Sylvain!)

para edição de atributos podes utilizar, como alternativa, o LibreOffice
Base:

- estabelecer ligação a uma base de dados existente: PostgrSQL
- URL da origem de dados: host=xxx.xxx.xxx.xxx port=5432 dbname=xxx
- nome do utilizador: xxx
- requer palavra-passe:
- sim/não pretendo registar a base de dados
- abrir a base de dados para edição
- terminar e guardar a ligação à base de dados num ficheiro xxx.odb

nota: aparecem todas as tabelas da base de dados, depois é uma questão de
definires para a tabela ou tabelas a permissão para o utilizador a que
pretendes dar acesso no postgreSQL.

José

--
Sent from: http://osgeo-org.1560.x6.nabble.com/QGIS-pt-f5128248.html

Re: Criar mapa de concelhos a partir de excel/csv

Pedro
Viva,

Agradeço a vossa ajuda e sugestões.

Reparei que exportando os concelhos do qgis para csv e abrindo no Notepad o
problema dos limites de carateres na célula com as coordenadas no Excel não
existe.

Claro que é muito menos amigável editar um ficheiro com muitas coordenadas
no Notepad mas é uma opção.

Pedro

--
Sent from: http://osgeo-org.1560.x6.nabble.com/QGIS-pt-f5128248.html