Criar Geotiff com 300dpi, RGB (3 bandas) e resolução radiométrica de 8 bits (256 tons)

Criar Geotiff com 300dpi, RGB (3 bandas) e resolução radiométrica de 8 bits (256 tons)

Lisbeth Christina
Bom dia colegas,

Hoje venho expor uma dificuldade que tenho. Trabalho num Município e entre outras coisas pede-se parecer e remete-se informações a entidades externas, entre elas a CCDR-N. Esta entidade exige-nos que para publicação no DR lhe sejam emitidas as plantas em formato geotiff - uncompressed - resolução a 300dpi, resolução espectral RGB (3 bandas) e resolução radiométrica de 8 bits (256 tons) por cada banda espectral, e respetivo tfw. O ficheiro deverá estar georeferenciado em PT-TM06/ETRS89.

Inclusivamente explicam como proceder em ArcGis: executar a função de renderização com "force RGB".

Atendendo que não dispomos da ferramenta de ArcGis tenho-me "desenrascado" utilizando a versão free do Global Mapper. Porém já instalei tantas vezes a versão free deste que já não consigo trabalhar mais com o mesmo em nenhum dos meus computadores.

Assim, gostaria de perceber se alguém tem como contornar isso com soluções open source. Se há algum plugin para a criação de geotiff com características específicas. Ou outra solução que me possa ser sugerida.

Tenho os desenhos em CAD, SHP e PDF.

Inclusivamente já tentei on-line conversores de PDF to tiff (e posterior georeferenciação do tiff em QGIS) mas que não devolve o tiff com as características acima 300dpi/3bandas RGB.

Agradeço todas as ajudas que me possam dar.

--
         Lisbeth Christina
Lisbeth Christina
----------------------
E-mail OE: lisbethchristina@engenheiros.pt
MSN: lisbethchristina@hotmail.com
GTalk and google mail: lisbethchristina@gmail.com (preferencial)
Skype: lisbeth.christina
FB: Lisbeth Christina
Twitter:  lisbethchris

Re: Criar Geotiff com 300dpi, RGB (3 bandas) e resolução radiométrica de 8 bits (256 tons)

Bruno Moreira
Bom dia cara Lisbeth,
não tenho certeza se este processo irá de encontro às expectativas (estou a utilizar para outro fim) mas o pressuposto parece-me compatível por isso avanço esta hipótese; talvez seja possível fazer o que pretende directamente no QGIS, aguardemos mais feedback por parte de outros colegas.

De qualquer forma, o que se passa é que eu tenho necessidade de editar um TIFF georefenciado numa aplicação externa (tipo Photoshop) o que faz com que o TIFF, depois de editado, perca a georeferenciação; mas existe um script em python que permite copiar a georeferenciação de um raster para outro (https://github.com/perrygeo/gdal_utils/blob/master/gis-bin/gdalcopyproj.py).

Ou seja, uma possível solução seria:

1) georeferenciar o TIFF no QGIS e exportar o ficheiro, ainda que sem as características necessárias; por exemplo “errado.tiff”);
2) editar o TIFF numa aplicação gráfica que consiga gravar o TIFF com as características que pretende; por exemplo “correcto.tiff”);
3) utilizar o gdalcopyproj (no terminal de comandos do SO) para copiar a georeferenciação de um ficheiro para outro; o comando é simples:

gdalcopyproj.py errado.tiff correcto.tiff

PS: Não tenho certeza dos inconvenientes desta abordagem no seu caso!

Cumprimentos,
Bruno Moreira.

No dia 03/11/2020, às 08:40, Lisbeth Christina <[hidden email]> escreveu:

[...]

Francisco Caldeira

Parece inacreditável que uma entidade  ainda explique como se executa um processo apenas em software fechado.

Inclusivamente explicam como proceder em ArcGis: executar a função de renderização com "force RGB".

Cumprimentos,

Francisco Caldeira

Serviço de Georreferenciação

  Av. A. José de Almeida – 1000-043 Lisboa

  Tel.+351 218426100 / ext.1438

[hidden email] | www.ine.pt

  _______________________________

[...]

"Confidencialidade: Esta mensagem (e eventuais ficheiros anexos) e' destinada exclusivamente 'as pessoas nela indicadas e tem natureza confidencial. Se receber esta mensagem por engano, por favor contacte o remetente e elimine a mensagem e ficheiros, sem tomar conhecimento do respectivo conteudo e sem reproduzi-la ou divulga'-la.

Confidentiality Warning: This e-mail message (and any attached files) is confidential and is intended solely for the use of the individual or entity to whom it is addressed. lf you are not the intended recipient of this message please notify the sender and delete and destroy all copies immediately."

Re: Criar Geotiff com 300dpi, RGB (3 bandas) e resolução radiométrica de 8 bits (256 tons)

hugo fonseca
Bom dia,

Já enviei diversos geotiff para publicação no DR (via plataforma SSAIGT) e
sempre fiz no QGIS (Layout > Exportar como Imagem) e nunca recusaram a
publicação das plantas.

Hugo

--
Sent from: http://osgeo-org.1560.x6.nabble.com/QGIS-pt-f5128248.html

Re: Criar Geotiff com 300dpi, RGB (3 bandas) e resolução radiométrica de 8 bits (256 tons)

Jorge Gustavo Rocha-3

Bom dia Lisbeth,

Em QGIS, basta exportar o layout como Tiff e escolher 300 dpi na resolução. Tens um GeoTIFF, com as três bandas.

Se não mexeres nas opções, as bandas são criadas com 8 bits.

O GeoTiff já tem a georreferênciação no próprio ficheiro, pelo que não é preciso o ficheiro tfw.

Mais simples, é impossível.

Bom trabalho,

Gustavo

Às 08:40 de 03/11/20, Lisbeth Christina escreveu:
[...]

Email Signature
Logo
Geomaster
Jorge Gustavo Rocha | Software Engineer
e: [hidden email] | m: +351 910 333 888
g: 41.54094,-8.40490 | v: 510 906 109
a: Rua António Cândido Pinto, 67, 4715-400 Braga