Cortar polígonos automaticamente usando uma camada de sobreposição

Cortar polígonos automaticamente usando uma camada de sobreposição

Henrique Vieira
Boa tarde,

gostaria de perguntar se alguém me sabe indicar uma forma automática com as ferramentas do QGIS para cortar um conjunto de polígonos de uma layer utilizando polígonos de outra layer que se sobreponham?

Poderia utilizar a ferramenta intersect, pois na prática o resultado que pretendo é como se fosse uma interseção, mas tanto quanto percebo esta ferramenta dá como output uma nova layer, e eu gostava que o corte produzisse efeito diretamente na camada que quero cortar, sem necessidade de criar uma nova layer.

Já experimentei os plugins Clip Multiple Layer e Clipper mas não consigo obter o resultado pretendido.

Alguma sugestão?

Obrigado!
Henrique Vieira
Técnico Florestal | Forest engineer
CELPA - Associação da Indústria Papeleira
Tel 939 165 550

O papel é renovável, reciclável e biodegradável. | Paper is renewable, recyclable and biodegradable.

Re: Cortar polígonos automaticamente usando uma camada de sobreposição

nelson_silva
Olá Henrique,

Tenho ideia que no plugin Digitizing Tools tem lá uma ferramenta para isso.

Nelson

A sexta, 11/09/2020, 16:15, Henrique Vieira <[hidden email]> escreveu:
[...]

Eloi Ribeiro-3
Boa tarde Henrique,

Se por acaso tiveres os teus dados numa base de dados PostgreSQL + PostGIS, poderias utilizar a funcao ST_Split().

Logo com um UPDATE atualizarias as geometrias sem necessidade de criar outro layer.

Eloi

On Friday, September 11, 2020 5:15 PM, Henrique Vieira <[hidden email]> wrote:

[...]

Hebert Azevedo Consultor Geo
Henrique,

na caixa de ferramenta do menu processar habilite a função Editar feições in-place, e depois utilize a ferramenta recortar

image.png

Att

Hebert Guilherme de Azevedo - Consultor em Geotecnologias

Adquira nosso curso sobre customização de formulários no QGIS pelo link https://www.udemy.com/course/customizacao-de-formulario-qgis/?referralCode=C4191B7F6339523504BC
Veja nossos cursos na plataforma Udemy: https://www.udemy.com/user/hebert-azevedo-2/
Inscreva-se e acompanhe nosso blog: http://bit.ly/2CL63UZ
Inscreva-se e acompanhe nosso canal Youtube: http://bit.ly/2J0H2Wa
Curta e acompanhe nossa página no Facebook: http://bit.ly/2yGErMp
Acompanhe nosso twitter: https://twitter.com/consultorgeo

Em sex., 11 de set. de 2020 às 13:43, Eloi Ribeiro <[hidden email]> escreveu:
[...]

Mailtrack Remetente notificado por
Mailtrack 11/09/20 14:54:49

Re: Cortar polígonos automaticamente usando uma camada de sobreposição

Alexandre Neto
Bingo!

O Herbert adiantou-se. Desde há algum tempo para cá algumas ferramentas do processing podem correr em "in place", transformando-se em ferramentas de edição.

Penso que é uma funcionalidade um pouco esquecida ou até desconhecida, mas é super útil!!

Alexandre Neto

A sexta, 11/09/2020, 18:55, Hebert Azevedo Consultor Geo <[hidden email]> escreveu:
[...]

Sandra Lopes
Opá não conhecia esta funcionalidade e adorei saber, irá ser certamente muito
útil!!

Obrigada a todos. Por isso adoro este forum e a comunidade SIG Open Source!!

--
Sent from: http://osgeo-org.1560.x6.nabble.com/QGIS-pt-f5128248.html