Converter de graus, minutos e segundos para graus decimais

Converter de graus, minutos e segundos para graus decimais

Joao_Oliveira
Bom dia
Mais uma vez venho aqui pedir a ajuda de quem mais sabe.
Tenho umas coordenadas em graus, minutos e segundos e queria converte-las
para graus decimais (exemplo de 41º27'23.904'' e -7º31'24.7908''para
41,27239 e -7,312479)
É possível fazer isto de forma automática?
Os conversores on-line obrigam a separar graus de minutos e de segundos, o
que vai acabar por dar mais trabalho...se soubessem de algum mecanismo que
possibilitasse fazer essa transformação sem ser a um por um e que a pudessem
partilhar ficava muito grato.

Obrigado pela atenção

Cumprimentos

JO

--
Sent from: http://osgeo-org.1560.x6.nabble.com/QGIS-pt-f5128248.html

Re: Converter de graus, minutos e segundos para graus decimais

jfrcunha
Bom dia,

o que poderás fazer é preparar um ficheiro para fazeres isso no excel
com as fórmulas para a transformação inseridas nas células, para
conjuntos pequenos é o que tenho feito, embora não seja muito prático
quando escalado para conjuntos grandes.

Neste momento estou a pensar fazer um pequeno script em R especialmente
para isso, mas não tenho tido tempo para avançar.

Talvez alguém da lista com experiência em python te poderá ajudar melhor

Vê as packages rgdal, sf e units para R e também:

https://gis.stackexchange.com/questions/45263/converting-geographic-coordinate-system-in-r

Cumrpimentos,

Jacinto Cunha

On 07/03/2018 10:57, Joao_Oliveira wrote:

> [...]
> Sent from: http://osgeo-org.1560.x6.nabble.com/QGIS-pt-f5128248.html

Re: Converter de graus, minutos e segundos para graus decimais

Jorge Gustavo Rocha-3
Oi João,

Existe um cs2cs do projeto PROJ que faz isso (e muito mais...).
http://proj4.org/apps/cs2cs.html

Para os teus dados passarem, tens que fazer um preprocessamento (um find
e replace):
º → d
'' → "

Se for um ficheiro grande, basta fazeres:
sed -i -e 's/º/d/g' -e 's/'\'\''/\"/g' coordenadas.txt

Depois:
cs2cs -f "%.5f" +proj=latlong < coordenadas.txt

Se quiseres experimentar com um par de coordenadas:

cs2cs -f "%.5f" +proj=latlong << EOF
> 41d27'23.904" -7d31'24.7908"
> EOF
41.45664 -7.52355 0.00000

Dá-lhe!

J. Gustavo

> [...]

> possibilitasse fazer essa transformação sem ser a um por um e que a pudessem

Geomaster, Lda
Avenida Barros e Soares, 423
Nogueira
4715-214 Braga
NIF 510906109
Tm +351 910333888
Email [hidden email]
Site geomaster.pt
GPS 41.53322,-8.41929

Re: Converter de graus, minutos e segundos para graus decimais

José Alberto Gonçalves
Olá

Uma forma simples é através do programa CS2CS do PROJ.4. Só seria necessário substituir o símbolo de graus pela letra d. A linha de comando seria

CS2CS -f “%.8f” +init=epsg:4326 +to +Init=epsg:4326 < filein > fileout

O sistema de coordenadas de entrada e de saída são iguais, muda apenas a formatação. Se a latitude estiver em primeiro lugar pode usar-se a opção -c.

Cumprimentos

José Alberto Gonçalves

> [...]
> Sent from: http://osgeo-org.1560.x6.nabble.com/QGIS-pt-f5128248.html

Re: Converter de graus, minutos e segundos para graus decimais

Hugo Santos
This post was updated on .
Boas,

Não sei em que formato tens esses dados...mas se for a lista em csv que
falaste no mail anterior...eu usava o método KISS, mas mais low tech...

abrir o qgis
fazer add delimited text layer (nessa janela selecionas DMS)
adicionar e depois convertes para o SRS que queres

cuidado só com o encoding e os separadores

Cumps,

Hugo Santos (Ulmi®)
Q: Why is this email five sentences or less?
A: http://five.sentenc.es

> [...]
> Site geomaster.pt
> GPS 41.53322,-8.41929

Re: Converter de graus, minutos e segundos para graus decimais

Alexandre Neto
A técnica do Hugo era o que tentaria primeiro, antes de enveredar por soluções mais complexas.

A: http://five.sentenc.es

> [...]

Depois:
cs2cs -f "%.5f" +proj=latlong < coordenadas.txt

Se quiseres experimentar com um par de coordenadas:

41.45664        -7.52355 0.00000

Dá-lhe!

J. Gustavo

> [...]
> possibilitasse fazer essa transformação sem ser a um por um e que a pudessem

Tm <a href="tel:%2B351%20910333888" value="+351910333888" target="_blank">+351 910333888
Email [hidden email]
Site geomaster.pt
GPS 41.53322,-8.41929

Re: Converter de graus, minutos e segundos para graus decimais

Joao_Oliveira
Boa tarde
Obrigado a todos pela ajuda.

O problema não é o mesmo, o anterior consegui resolver, era um problema no
excel antes de gravar csv.
Mas agora é a forma como as coordenadas me são apresentadas, no formato
graus, minutos e segundos (41º27'23.904'') tendo os símbolos como problema,
porque com este formato, no excel, ao transformar  para csv e carregá-lo no
QGis não aparece nenhuma informação, pois os dados têm de sair do excel para
o csv já no formato de graus decimais (41,27239 e -7,312479) para depois ser
lida a informação no QGis.

A diferença está que nos primeiros (41º27'23.904'') os símbolos não me
permitem fazer a transformação desejada no excel. E para passar para graus
decimais (41,27239 e -7,312479), tenho de fazer um a um. Tirar os símbolos e
meter só a virgula...

Entretanto, com a função "substituir" consigo fazer algumas substituições de
símbolos e acho que vou resolver assim...

Alguns dos procedimentos sugeridos são um pouco avançados para mim...ainda
não domino muitas das ferramentas do QGis.

Muito obrigado pela vossa ajuda

Cmpts

JO

Joao_Oliveira <[hidden email]> escreveu no dia quarta, 7/03/2018 às 15:56:
[...]

Como o Hugo disse, usando o add delimitated text layer, há uma opção que determina se as coordenadas estão em DMS. Essa opção tem de ser seleccionada.

[...]

Alto!

41º27'23.904'' não é igual a 41,27239º. A formula de conversão é qq coisa como

41º + 27/60 + 23.904/3600

[...]

Bom dia a todos (espero estar a responder a todos)!!
Realmente não tinha percebido o que o Hugo tinha escrito, obrigado ao
Alexandre pela lembrança.

Realmente, basta marcar a opoção "DMS" junto ao "y field" para que as
coordenadas com os símbolos de graus, minutos e segundos possam ser
visualizadas no QGis.

mais uma vez, um procedimento muito simples!!

Obrigado a todos!

Cmpts

JO

--