Como actualizar layer em geopackage

António Pestana
Como devo proceder para, usando o QGIS 3.14, editar/actualizar um
layer que existe numa geopackage?

António Pestana

Re: Como actualizar layer em geopackage

Giovanni Manghi
Caro Antonio boa tarde,

On Sun, Oct 25, 2020 at 1:11 PM António Pestana <[hidden email]> wrote:

> Como devo proceder para, usando o QGIS 3.14, editar/actualizar um
> layer que existe numa geopackage?

a resposta é simples: o formato geopackage funciona como qualquer
outro formato vetorial editável no QGIS (i.e. Shapefiles ou PostGIS ou
Spatialite. etc.), sem esquecer que GPKG é um datasource multicamada,
ou seja num único datasource/file podemos ter  >1 camada (e no QGIS
podemos até gravar estilos e projetos dentro de um datasource GPKG).

http://naturalgis.pt/
[hidden email]
* QGIS/PostGIS Training
* QGIS Support and Consulting
* QGIS development
Google+/Hangouts: [hidden email]
Giovanni is QGIS main tester and active member of its development team

Re: Como actualizar layer em geopackage

António Pestana
Caro Giovanni

Agradeço a sua resposta. Porém ainda tenho algumas dúvidas.

Se eu importar para o qgis uma camada existente numa geopackage e a editar no qgis, ela é alterada também na geopackage?

Melhores cumprimentos

AP

A Dom, 25 de out de 2020, 13:17, Giovanni Manghi <[hidden email]> escreveu:
> [...]

* QGIS development
Google+/Hangouts: [hidden email]
Giovanni is QGIS main tester and active member of its development team

nelson_silva
Caro Antonio,

Tendo os dados em geopackage, basta carregar normalmente como uma shapefile. Assim que editar e salvar, o geopackage fica com as suas alterações.

Nelson

Na(o) domingo, 25/10/2020, 20:22, António Pestana <[hidden email]> escreveu:
> [...]

* QGIS development
Google+/Hangouts: [hidden email]
Giovanni is QGIS main tester and active member of its development team

Jorge Gustavo Rocha-3

Bom dia António,

Para gravares num geopackage, tens que fazer duas coisas:

1) No "Navegador" (Brower), tens que criar uma ligação ao teu geopackage onde tens as camadas.

2) Para gravar o projeto, escolhes a opção "Gravar para" (Save to) → Geopackage...

Vê se o print sreeen seguinte ajuda.

https://nextcloud.di.uminho.pt/s/FqxY52Xc8aSRqG8

Bom trabalho,

Gustavo

Às 20:22 de 25/10/20, António Pestana escreveu:
> [...]

* QGIS development
Google+/Hangouts: [hidden email]
Giovanni is QGIS main tester and active member of its development team
Email Signature
Logo
Geomaster
Jorge Gustavo Rocha | Software Engineer
e: [hidden email] | m: +351 910 333 888
g: 41.54094,-8.40490 | v: 510 906 109
a: Rua António Cândido Pinto, 67, 4715-400 Braga

Re: Como actualizar layer em geopackage

António Pestana
As camadas do meu projecto não residem em nenhuma geopackage. São ficheiros em formato Mapinfo que estão num disco externo. Pelas respostas que obtive depreendo que, antes de mais, terei de criar uma geopackage e só depois é que poderei nela gravar o meu projecto... Compreendi bem?

Bom fim de semana

António

On Sat, Oct 31, 2020 at 1:12 PM António Pestana <[hidden email]> wrote:
[...]

Carregue a sua camada Mapinfo no QGIS,
Depois carregue o botão direito do rato na mesma na lista das camadas, depois escolha "guardar como...": o formato GPKG é o proposto por defeito como formato para a criação da copia.

Cumps

-- GM --

Re: Como actualizar layer em geopackage

nelson_silva
António,

Após carregar dados como disse o Giovanni, pode utilizar o algoritmo Package Layer do Processing que lhe permite escolher os layers e exportar tudo para um Geopackage de uma vez.

NS