Cobertura Regular de Portugal Continental de Ortofotografia Aérea de 50 cm do ano de 2015

Cobertura Regular de Portugal Continental de Ortofotografia Aérea de 50 cm do ano de 2015

Artur Gil-2
Cobertura Regular de Portugal Continental de Ortofotografia Aérea de
50 cm do ano de 2015:
http://snig.dgterritorio.pt/geoportal/catalog/search/resource/details.page?uuid=%7B751673E6-C4F1-4228-A2F9-7A45D4D64C96%7D

Re: Cobertura Regular de Portugal Continental de Ortofotografia Aérea de 50 cm do ano de 2015

duartecarreira
Boas Artur!

Pena é a licença e o preço... a licença além de ser das mais restritivas que conheço transmite-se a qualquer trabalho nela baseado...
A actualização bi-anual é boa notícia... quer dizer que este ano haverá outra cobertura...

Cobertura Regular de Ortofotografia Aérea de 50 cm do ano de 2015
Limitação de Uso: A informação disponibilizada pela Direção-Geral do Território, e a que dela seja derivada analógica ou digitalmente, ou ainda atualizada, encontra-se protegida pelo disposto na lei portuguesa e internacional sobre direitos de autor e não pode sob qualquer forma, no todo ou em parte, a título oneroso ou gratuito ser copiada, divulgada, reproduzida, disponibilizada ou cedida a terceiros ou utilizada para finalidades distintas das que foram consideradas no seu licenciamento, sem autorização expressa da Direção-Geral do Território, de acordo com o estipulado no artigo 14.º do Decreto-Lei n.º 193/95, de 28 de Julho, na redação que lhe foi conferida pelo Decreto-Lei n.º 202/2007, de 25 de Maio. A violação do disposto neste preceito legal é punível nos termos do artigo 17.º do diploma legal antes referido e do artigo 195.º e seguintes do Código do Direito de Autor e dos Direitos Conexos.
Restrições de Acesso: Sujeito a Licenciamento
Restrições de Uso: Direitos de Autor

abr,
Duarte

PS - se estiverem no alentejo, há outra fonte de ortos 2015 rgb, de uso Creative Commons:
http://www.edia.pt/pt/o-que-fazemos/apoio-ao-agricultor/dados-alqueva/222

Re: Cobertura Regular de Portugal Continental de Ortofotografia Aérea de 50 cm do ano de 2015

legiopatrianostra
Olá Artur,

Como podemos visualizar os ortos de 2015?

Quando coloco o endereço na nova criação de um serviço WMS no QGIS, pede login e palavra passe...

Obrigado

Orlando

[...]

Viva Orlando, tal como já comentado pelo Duarte, estes dados não são
abertos e carecem de licença paga de utilização.
Abraço, Boa Semana e Saúde
AG

No dia 15 de maio de 2017 às 10:03, opb <[hidden email]> escreveu:

> [...]
>
> Orlando

Re: Cobertura Regular de Portugal Continental de Ortofotografia Aérea de 50 cm do ano de 2015

Muito obrigado pela ajuda e esclarecimento.

Melhores cumprimentos.

Orlando

No dia 15 de maio de 2017 às 11:07, Artur Gil <[hidden email]> escreveu:
> [...]

> conheço transmite-se a qualquer trabalho nela baseado...
> A actualização bi-anual é boa notícia... quer dizer que este ano haverá

o WMS é pago?(!)

-- GM --

Re: Cobertura Regular de Portugal Continental de Ortofotografia Aérea de 50 cm do ano de 2015

Helder Murcha-2
Ah pois é!!
Qual é a admiração? Bem vindo a PT...
Vergonha do Estado...

> [...]
> restritivas que conheço transmite-se a qualquer trabalho nela baseado...
> A actualização bi-anual é boa notícia... quer dizer que este ano

o WMS é pago?(!)

-- GM --

Re: Cobertura Regular de Portugal Continental de Ortofotografia Aérea de 50 cm do ano de 2015

Giovanni Manghi

-se for confirmado-  continuam mesmo a *não perceber absolutamente nada* acerca do modelo (dos dados abertos, do open source, e muita outra coisa).

Um exemplo simplies, Espanha... de http://www.ign.es

---------------------
1. ¿Es necesario registrarse para realizar las descargas?

Ya no es necesario rellenar ningún formulario de registro ni identificarse para realizar las descargas.

2. ¿Puedo hacer uso comercial de la información descargada? ¿Puedo publicarla?

La política de datos del Instituto Geográfico Nacional (IGN) y del Centro Nacional de Información Geográfica (CNIG) se detalla en la sección «Licencias de uso» de la web del Centro de Descargas.

Se permite el uso libre y gratuito para cualquier propósito legítimo, incluido el comercial y la publicación, siempre y cuando se reconozca y se mencione en todo momento el origen y propiedad de los productos y servicios de información geográfica licenciados como del IGN, según se indica en la licencia de uso, ya sea a pie de imagen, tablas de contenidos, créditos, etc.

entre as centenas de camadas descarregaveis (portanto não só WMS) encontramos todos os ortofotomapas, presentes e passados...

http://centrodedescargas.cnig.es/CentroDescargas/

mas não faltam os WMS

http://www.ign.es/wms/pnoa-historico?service=wms&request=getcapabilities
http://www.ign.es/wms-inspire/pnoa-ma?request=GetCapabilities&service=WMS

e muitos outros....

talvez amanhã faça outros exemplos com Italia França, etc...

parabens e obrigado.... para nada! ;)

-- GM --

> Ah pois é!!
> Qual é a admiração? Bem vindo a PT...
> Vergonha do Estado...

Alexandre Neto
É rídiculo. Parece que ainda estamos em 1990...

Já é rídiculo que o comum cidadão e empresas privadas não possam aceder gratuitamente a estes serviços que afinal de contas são pagos por todos nós. Mais ridículo ainda é que outras entidades do estado tenham de pagar para aceder a estes serviços. É como tirar dinheiro do bolso direito e metê-lo no esquerdo...

Pergunto-me com que serviços vamos cumprir as metas do INSPIRE... O Atlas do Ambiente à escala 1:100000?

Mas pronto, qualquer dia cedem os ortos à google. Depois e depois passamos a pagar-lhe a eles. Assim ao menos não pagamos duas vezes ao mesmo.

Giovanni Manghi <[hidden email]> escreveu no dia segunda, 15/05/2017 às 22:13:

> [...]

e muitos outros....

talvez amanhã faça outros exemplos com Italia França, etc...

vamos continuar com o episodio #2 desta comedia.

Italia:

Site de referencia: Geoportal Nacional

http://www.pcn.minambiente.it

já completamente INSPIRE READY

http://www.pcn.minambiente.it/mattm/inspire/

os dados para download (sem registo nenhum) são,por norma todos
disponibilizados como WFS e  WCS (procurem um WCS no igeo.pt se
conseguem)

http://www.pcn.minambiente.it/mattm/servizi-ogc/

não faltam os WMS

http://www.pcn.minambiente.it/mattm/servizio-wms/

links/urls directos, sem truques e enganos.

obviamente todos reunidos em um simpatico catalogo CSW.

http://www.pcn.minambiente.it/mattm/servizio-csw/

ah olhem.... dão tb os dados LIDAR....

http://www.pcn.minambiente.it/mattm/servizio-distribuzione-dati-pst/

cobram... dois (2) Euros....

Alguem poderia dizer.... mas a licença?

ahha!

Pergunta: "Si possono riutilizzare i dati del Geoportale nazionale?

Risposta: "Tutti i dati del Geoportale nazionale, ad eccezione delle
ortofoto, sono dati pubblici e sono distribuiti con Licenza Creative
Commons Attribuzione – Condividi allo stesso modo 3.0 Italia. Chiunque
desideri riprodurre o pubblicare elaborati contenenti i dati del
Geoportale nazionale ha l’obbligo di rispettare i vincoli previsti
dalla citata licenza."

de novo... obrigado... para nada.

--- G --

Re: Cobertura Regular de Portugal Continental de Ortofotografia Aérea de 50 cm do ano de 2015

Andre Mano
Caros colegas e amigos,

Sugiro que a OSGeo PT rediga uma carta de protesto dirigida a DGT e ao Ministerio da Administracao Interna a denunciar esta aberracao.

O que acham?

> [...]

desideri riprodurre o pubblicare elaborati contenenti i dati del
Geoportale nazionale ha l’obbligo di rispettare i vincoli previsti

André Mano
https://www.linkedin.com/in/andremano

Re: Cobertura Regular de Portugal Continental de Ortofotografia Aérea de 50 cm do ano de 2015

João Gaspar
Boas,
de facto é algo surreal. Não percebo este tipo de decisões. Eu já tive oportunidade de trabalhar com informação de Espanha e aquilo é qualquer coisa de fantástico em termos de acesso à informação de serviços WMS/WFS ou em descargas diretas de ficheiros LiDAR, ortofotos e cartas militares.

A minha opinião vale o que vale, andré poderia-se fazer uma carta  mas depois fazer um esclarecimento público pelos meios sociais (redes sociais, lista de discussão) a mostrar a nossa preocupação e o respetivo feedback das entidades envolvidas. Daí poderia surgir uma petição  para recolher assinaturas no sentido de tornar este tipo de cartografia gratuita.

Abraços

No dia 17 de maio de 2017 às 08:00, Andre Mano <[hidden email]> escreveu:
> [...]

https://www.linkedin.com/in/andremano

Re: Cobertura Regular de Portugal Continental de Ortofotografia Aérea de 50 cm do ano de 2015

Aurelio Pires
Olá,

Isto é de facto desconcertante!
De que serve a declaração da visão SNIG2020 quando a prática vai ao seu arrepio!

Veja-se por exemplo o que é dito no terceiro parágrafo da visão SNIG2020:
"Uma infraestrutura de informação geográfica sustentada numa política de dados abertos que garanta a partilha sem custos da informação geográfica produzida ou detida por entidades da administração pública"

Parece que há vergonha para tamanho descaramento!
Também sou favorável à tomada de uma posição pública sobre esta matéria.

Abraço,
Aurelio Pires

On 2017.05.17 09:14, João Gaspar wrote:
> [...]

> Parece que há vergonha para tamanho descaramento!
> Também sou favorável à tomada de uma posição pública sobre esta matéria.~

Ouvi dizer que para o acesso ao WMS são 5000 euros/ano....

ahhahahahahahahah