Classificaçõe imagens de satélite

José Borges
> Boa noite meus caros.
> Queria fazer uma pergunta.
> Alguém tem parâmetros de classificação de imagem ns ndvi para diferentes tipos de vegetação em Portugal?
> Ou se conhecem um bom metodo para classificação ou add-on.
>
> Obrigado
> Cumprimentos :)

Re: Classificaçõe imagens de satélite

Alexandre Neto
Bom dia,

A menos que não esteja a entender a tua pergunta correctamente... aqui vai.

A assinatura espectral de cada espécie vegetal varia de imagem para imagem, mesmo usando o mesmo sensor. Ou seja, a mesma mancha de vegetação reflete de maneira diferente consoante a hora do dia a posição do sol, nuvens, poluição no ar, etc... Para além disso, a própria vegetação pode ter comportamento de reflexão diferentes consoante a altura do ano (e.g., se está em flor ou não), o vigor das plantas etc...

Dito isto, acho que não há formulas magicas que possa pegar uma imagem e classificá-las com base em parâmetros predefinidos. Tem de ser feito um trabalho rigoroso de recolha de amostras, de preferência incluindo varias bandas (e não apenas um ndvi) e por vezes várias imagens para distinguir certas espécies.

Embora não tenha usado para este fim, ouvi dizer que o Semi-automatic classification plugin para QGIS é porreiro. Em tempos também encontrei um site que permitia fazer esse tipo de análise, acho que era qq coisa ligado ao sentinel, mas perdi-lhe o rasto.