Certificação

MargaridaLaginha
Olá a todos
Desculpem a pergunta, mas é mesmo de quem não sabe nada.
Mas colocaram-me hoje a questão e não soube responder.

Existe algum software OpenSource GIS certificado?

É que parece que só podemos fazer experiências com software certificado. Ups!!!

Obrigada
Margarida

Re: Certificação

Victor Ferreira
Olá Margarida,
Certificado? Por quem e em que sentido?
Administração Pública?
Tipo certificação de segurança (como os sistemas operativos), por alguma entidade internacional?
O "só podemos" aplica-se à C.M. de Lisboa?

Victor Ferreira

Margarida Laginha San-Payo wrote:
[...]

Hugo Dias-2

Olá Margarida,

Recorda-se do e-mail (de dia 30) da Clara Almeida, que referia o MapGuide Open-Source?

Existe a mesma versão do MapGuide Open-Source mas denominado por MapGuide Enterprise e está certificado pela Autodesk.

Não tem igualmente qualquer custo de utilização, tendo somente a CM que adquirir a subscrição anual.

É sem dúvida uma excelente solução para quem pretende Open-Source e simultaneamente SEGURANÇA.

1ab

Hugo

RE: Certificação de GIS Open Source

Artur Gil

E eu pergunto, porque este tema tem muito que se lhe diga: que sentido faz uma certificação se ela é emitida pela companhia que desenvolveu uma aplicação em vez de o ser por uma instituição independente? A pergunta da colega Margarida suscitou-me curiosidade e então procurei na net o termo "Open Source Software Certification" e imaginem que os links que encontrei se referiam sobretudo ao facto de grandes companhias comerciais (Microsoft e afins) "exigirem" essa certificação aos FOSS... Isso já diz muito. Para quê? Muitas vezes apenas para as descredibilizar aos olhos do grande público, sempre receoso da sua segurança informáica. O facto da maioria das aplicações de que temos aqui falado (gvSIG, GRASS, Mapserver, etc...) estarem enquadradas e dinamizadas no âmbito da OSGEO não pode constituir por sí só uma "certificação"? O facto do ambiente (ainda) predominante em que rodam os principais GIS Open Source (GIS OS) ser o Linux não é também, quase por si só, garantia de segurança informática e estabilidade computacional?

Cara Colega Margarida, sugiro que dê a conhecer aos administradores informáticos da sua instituição os portal da OSGEO (http://www.osgeo.org/), de modo a eles eliminarem quaisquer resistências que ainda possam subsistir ao uso de GIS OS

Espero que este debate, tão complexo como interessante, possa prosseguir!

Abraços

AG

Re: RE: Certificação de GIS Open Source

MargaridaLaginha
Caros colegas,
Em primeiro lugar os meus agradecimentos a todos os que têm contribuido para o meu (nosso) esclarecimento e que prontamente se dispuzeram a percorrer o meu (nosso) caminho (com muitas e grandes pedras...) de forma aberta e transparente.
De facto, estamos perante uma situação complexa e diria mesmo algo melindrosa.
Para que não reste qualquer dúvida sou funcionária pública, sim, e da Câmara Municipal de Lisboa.
Sou também uma cidadã livre de investigar o que me apetecer. E mais livre me sinto ainda quando o que procuro investigar tem um cunho forte (considero eu) de cidadania.
Assim, e porque me irrita estar ou ser dependente, de forma cerrada, do que quer que seja, e também porque gosto muito da minha profissão e daquilo que faço, tenho andado por iniciativa própria a tentar informar-me e formar-me.
Com isto não quero comprometer ninguém da instituição onde trabalho, a não ser eu própria.
Peço-vos por isso que não façam aqui comentários que possam ferir susceptibilidades, para evitar acrescentar mais pedras ao "caminho".
Pela minha parte difundirei e distribuirei todo o conhecimento que me chegar, e procurarei fazê-lo de forma serena.
Já percebi que posso contar com o vosso conhecimento, ajuda e cooperação.
Obrigada.
Margarida

Cara Colega Margarida, sugiro que dê a conhecer aos administradores informáticos da sua instituição os portal da OSGEO (<a onclick="return top.js.OpenExtLink(window,event,this)" href="http://www.osgeo.org/" target="_blank">http://www.osgeo.org/), de modo a eles eliminarem quaisquer resistências que ainda possam subsistir ao uso de GIS OS

Novos endereços, o Yahoo! que você conhece. <a onclick="return top.js.OpenExtLink(window,event,this)" href="http://br.rd.yahoo.com/mail/taglines/mail/*http://br.new.mail.yahoo.com/addresses" target="_blank">Crie um email novo com a sua cara @<a onclick="return top.js.OpenExtLink(window,event,this)" href="http://ymail.com/" target="_blank">ymail.com ou @<a onclick="return top.js.OpenExtLink(window,event,this)" href="http://rocketmail.com/" target="_blank">rocketmail.com.

Re: RE: Certificação de GIS Open Source

Victor Ferreira
Viva,
acho que a Margarida está no bom caminho, e tem de o percorrer com calma
e sem pressas.
Mesmo que não exista a conjuntura favorável para apostar neste tipo de
soluções no imediato, acho válido tentar melhorar a sua formação pessoal
e alargar os seus conhecimentos. Com o tempo as situações evoluem, as
pessoas mudam e as peças encaixam.
Infelizmente o problema mais do que proprietário ou "livre" passa por
uma inércia e pouca vontade de sair do que se conhece e faz à muito
tempo e é "seguro".
Eu falo por mim que numa instituição de ensino universitário sou o único
utilizador de Openoffice que conheço :-) Quanto mais do resto...
Estamos cá com as Jornadas para mostrar que afinal até há quem faça e
implementa com sucesso!
O principal é tentar criar alguma "rede" de apoio a quem queira apostar
no experimentar software "aberto".
Acho sempre mais produtivo mostrar bons exemplos e formas de cooperar
(Não há nenhum software que conheça que faça tudo e bem...), utilizando
cada software (proprietário ou livre) naquilo que faz melhor.
O apontar defeitos nos outros nunca tornou ninguém melhor!
O fazer bem e dar o exemplo, aí já conversamos...
Cumprimentos,
Victor

Re: RE: Certificação de GIS Open Source

Artur Gil

Bom Dia, o objectivo da minha mensagem não foi melindrar ninguém, mas sim apenas abrir uma interessante frente de debate suscitada pela sua mensagem e pelas respostas que foi tendo. Lamento portanto se feri a susceptibilidade de alguém. Esse não era manifestamente o meu objectivo, nem tenho disposição para tal. Numa lista de discussão é indiferente o estatuto ou posição de cada membro, daí o desafio. Não tenhamos medo do debate aberto! Debater não é igual a confrontar-se, logo não há que ter "medo" em descrever e desmontar os mitos que ainda afastam muita gente dos Open Source Software, muitas vezes alimentados por quem tem mais know how informático. É precisamente essas pessoas que é preciso sensibilizar para o potencial e vantagens dos FOSS, daí ter de lhes ser facultada informação neste sentido, sem qualquer melindre, mas sim com o objectivo de uma melhoria do sistema e dos métodos de trabalho da organização.

Eu próprio sou um utilizador misto de software SIG comercial (Manifold, Idrisi, Envi) e free/open source (gvSIG, SPRING, ALOV), e acredito que desta amálgama resulta uma grande sinergia. Mas só sei isto porque tive a oportunidade de conhecer, aplicar e comparar ambas tecnologias.

Cumprimentos

AG

Re: RE: Certificação de GIS Open Source

MargaridaLaginha
Bom Dia a todos :-)
É com uma enorme honra que me encontro nesta lista e com a liberdade de discutir sem medos novos conhecimentos e aprendizagens.
No entanto há quem tenha medos <inserir por favor?>, e esteja atento...
Mas os medos também fazem crescer, estimulam a competitividade e por ai fora...
Por isso continuemos a discussão que ela é profícua.

Um abraço e até 6ª feira na Fabrica do Braço de Prata para quem lá for.
Eu vou.

Margarida

Cara Colega Margarida, sugiro que dê a conhecer aos administradores informáticos da sua instituição os portal da OSGEO (<a onclick="return top.js.OpenExtLink(window,event,this)" href="http://www.osgeo.org/" target="_blank" rel="nofollow">http://www.osgeo.org/), de modo a eles eliminarem quaisquer resistências que ainda possam subsistir ao uso de GIS OS

Novos endereços, o Yahoo! que você conhece. <a onclick="return top.js.OpenExtLink(window,event,this)" href="http://br.rd.yahoo.com/mail/taglines/mail/*http://br.new.mail.yahoo.com/addresses" target="_blank" rel="nofollow">Crie um email novo com a sua cara @<a onclick="return top.js.OpenExtLink(window,event,this)" href="http://ymail.com/" target="_blank" rel="nofollow">ymail.com ou @<a onclick="return top.js.OpenExtLink(window,event,this)" href="http://rocketmail.com/" target="_blank" rel="nofollow">rocketmail.com.

[...]

Leonardo Andrade-2
Boa tarde,

Em termos de adopção de SIG open-source por parte de instituições
públicas, na Holanda não tiveram receio:

http://osor.eu/case_studies/dutch-use-open-source-for-geoservices-in-public/

Já há 3 anos. E note-se que, nesse país, a gestão das águas é um assunto
muito sério.

Front-end web:
http://www.rijkswaterstaat.nl/apps/geoservices/portaal/index-applicaties.html

Há muitos mais exemplos deste tipo, mas acho este particularmente completo.

--
Leonardo Andrade
http://www.novageo.com/