Calculo de velocidades

Joaquim Bastos
Boa tarde a todos

S. Almeida: Muito obrigado pelo envio do script MAPIT. Funciona na perfeição, e já fiz uma verificação aleatória dos valores da velocidade, calculando "à mão" alguns valores, e bateram certinho.

Seguindo uma das sugestões apresentadas (relacionar as velocidades com o declive do terreno), como posso fazer essa correspondência a partir de um raster de declives?

Saudações, JB

Re: Calculo de velocidades

Jorge Gustavo Rocha-3

Boa tarde Joaquim,

Eu usaria a ferramenta de processamento "Set M value from raster". Esta ferramenta permite atribuir a cada vértice de uma geometria vetorial o valor que está num raster. O valor é atribuído à dimensão m da geometria.

Mando uma ilustração do resultado em [1]. No mapa já se pode ver na etiqueta a altimetria obtida a partir do raster. Criei uma coluna para a altimetria, e com a calculadora, fiz: altimetria = m( $geometry ).

A ferramenta "Set M value from raster" dá o valor para todos os vértices. Pode-se usar só o primeiro e o último para calcular o declive médio.

Eu já fiz este exercício há algum tempo. Pode-me estar a escapar alguma passo, mas acho que é este o "workflow".

Bom trabalho,

Jorge Gustavo

[1] https://nextcloud.di.uminho.pt/s/5q637gdHKoZbSRc

On 29/04/20 13:28, Joaquim Bastos wrote:
[...]

Email Signature
Logo
Geomaster
Jorge Gustavo Rocha | Software Engineer
e: [hidden email] | m: +351 910 333 888
g: 41.54094,-8.40490 | v: 510 906 109
a: Rua António Cândido Pinto, 67, 4715-400 Braga