Cadastro SIG

Luis007

Boa noite,

Estou a tentar encontrar uma metodologia para recolha e organização em SIG de informação cadastral sobre redes de saneamento e abastecimento de água. Tenho já o modelo de dados bem definido bem como o tipo de informação que pretendo recolher.

Já identifiquei o software que irá numa primeira fase tratar e preparar a informação recolhida, será o QGIS.

Gostaria de saber a opinião da comunidade sobre equipamento GPS a usar (convinha que fosse um que suportasse dicionário de dados ou então que interligasse com um software que permita a recolha de uma grande quantidade de dados alfanuméricos no terreno), metodologia de recolha e inserção dos dados no QGIS.

Seria possível partilharem a vossa experiência.

Obrigado.

Luís Almeida

Re: Cadastro SIG

Antonio Sobral Almeida
Bom dia,

Se o assunto é sério, então software sério!

Para mim só há um, sério, mesmo: ArcPad.

Boa sorte,
António

[...]

Alexandre Neto
Bom dia Luis,

Em termos de software, na família QGIS, que eu conheça, existem duas possibilidades:

O  ROAM para sistemas operativos Windows:

http://roam-docs.readthedocs.org/en/latest/

ou o QField para Android:

http://www.opengis.ch/android-gis/qfield/

A precisão dos dados recolhidos, dependerá obviamente da precisão do próprio equipamento.

Cumprimetos,
Alexandre Neto

Em seg, 10 de ago de 2015 às 10:53, Antonio Sobral Almeida <[hidden email]> escreveu:
[...]

Fernando Ribeiro
Bom dia,

Repondendo na mesma moeda ao Sr. António...

Obviamente utilza um software a sério...o Fulcrum

Cumprimentos,
Fernando Ribeiro

No dia 10 de agosto de 2015 às 12:38, Alexandre Neto <[hidden email]> escreveu:
[...]

Pedro Henriques
Boas,

E tambem existe o InstraMaps ROAM (http://roam-docs.readthedocs.org/en/latest/)

Poderá não ficar nos "primeiros" lugares mas é uma boa solução, usando o QGIS

Cumprimentos
Pedro Henriques

Personal E-mail: [hidden email]
Academic E-mail: [hidden email]
Professional E-mail: [hidden email]
Mobile Phone: +351 916 553 574
Personal Page: http://zoomto.pt

No dia 11 de agosto de 2015 às 07:20, Fernando Ribeiro [via OSGeo.org] <[hidden email]> escreveu:
[...]

http://osgeo-org.1560.x6.nabble.com/Cadastro-SIG-tp5219067p5219304.html
To start a new topic under QGIS-pt, email [hidden email]
To unsubscribe from QGIS-pt, click here.
NAML

Re: Cadastro SIG

Hugo Santos
Boas,

muito sinceramente, na minha experiência e na minha humilde opinião...

o GPS (com qualquer app que seja) apenas e só serve para cadastro de rede água com vala aberta ou tiveres sempre o "rasgo" visível (e tiveres a certeza que é água e não saneamento ou gás outra porcaria qualquer)...porque, para mim só serve para válvulas (quando elas existem)...e gps em ambiente urbano!

Se tiveres vala fechada, planta com carto a 1:2k ou afins e caneta "rules" e até porque se for assim até vais marcar as coisas consoante a cabeça do encarregado das águas e um dia é uma coisa e outro dia é outra.

Preocupa-te mais com o modelo de dados...muito muito importante e a topologia da rede. Tenta mapear todos os acessórios (ventosas, valvulas secionamento, valvulas redutoras de pressão, etc) porque tudo isto interessa se posterior modelação da rede é muito importante também ter sempre noção do material da conduta e diâmetro, para a modelação.

A topologia não é menos importante, cuidado com a intersecção das condutas (tés) e o facto de se cruzarem não quer dizer que estejam ligadas, as válvulas não se encontram nos "tés" estão antes/após e tenta entender a ZMC ou zona que fecha.

Já disse que o modelo de dados é importante? =] Vais fazer como SHP, PostGIS ou Spatialite com lookup tables?

Se tiveres ou quiseres usar uma app+gps, já ai tens muitas opções ;)

Re: Cadastro SIG

Luis007
Boa noite

Obrigado pelas sugestões, vou testar todas com cuidado, embora já tenha tido algumas experiências no uso de ArcPad e Qgis interligados com equipamentos GPS, com algum sucesso irei testar as outras sugestões.

Em paralelo estou também a pesquisar equipamentos de precisão métrica que consigam suportar a instalação destes sofismares ou então terei que ter um tablet que interligue com um GPS.

Vamos ver qual será a melhor solução.

Obrigado a todos pelos contributos que são bem vindos.

Luís

Re: Cadastro SIG

Antonio Sobral Almeida
Viva, Luís,

Neste momento estou a usar um GPS muito prático e muito acessível, que trabalha em modo diferencial utilizando os satélites do sistema EGNOS, e que é o NAVILOCK NL-6002U, que usa o chip da UBlox NEO-6P.

A LojaGPS (ver no GOOGLE) pode, com alguma insistência, mandar vir este módulo para vender.

Cprts.
[...]

Obrigado pela sugestão António.

Também tenho um desses, já com alguns anos, mas na altura não consegui comprar com cabo usb por isso tenho um adaptador que passado uns meses de uso deixou de funcionar (ou o adapador ou o GPS, nunca percebi qual) é efetivamente um solução a pensar. Qual a precisão que costuma obter com esse equipamento?

Não estou a conseguir encontrar na loja do GPS, será que se consegue em outro local adquirir este GPS?

Obrigado.

Luís Almeida