Ajuda com shapefile

Pedro Pereira
Boas,

Estou com problemas com esta shapefile: https://we.tl/Lb26uJobe1

Necessitava retirar parte desta shape, criar um buraco, com base noutra shape. Tentei com as funcionalidades:
- Symmetrical difference
- Add ring (manualmente)
- GDAL/GRASS
No entanto não estou a conseguir com nenhuma das funcionalidades. pelo que me parece o problema estar relacionado com o facto do ficheiro que originou esta shape tinha arcos( nas partes mais arredondadas).

Alguém teve algum problerma do género? Isto é alguma limitação? ou apenas neste ficheiro e/ou apenas nos meus pc's :)

Obrigado,
Pedro

--
Pedro Pereira

Re: Ajuda com shapefile

Alexandre Neto
Bom dia Pedro,

Se correres o Check geometry vality (Vector > Geometry tools) ele avisa-te que o polygon não se encontra fechado.

Se fizeres copy paste da feature para um editor de text podes verificar que o primeiro e o último ponto não coincidem.

Abraço,

Alexandre Neto

Pedro Pereira <[hidden email]> escreveu no dia sexta, 8/07/2016 às 09:52:
[...]

Hugo Santos
Boas,

Deve ser qlq coisa com crs,...passei com ele no kosmo/openjump gravei outra shp e já "funca"

ñ me perguntes pq...

Hugo Santos (Ulmi®)
Q: Why is this email five sentences or less?
A: http://five.sentenc.es

[...]

Eu tinha percebido que existia algum problema com a geometria (dava erro ring not closed), mas não conseguia ver o local do erro. Tb não conseguia editar a geometria para ver a lista dos pontos (vertex editor).
A dica do Hugo (que já me tinha falado) tb parece ser uma boa solução....  tb vou testar.

Estranho tb é facto de eu ter carregado os elementos como linhas e feito a conversão lines to polygons e nem assim resolveu.... O poligono é construido, mas sempre com erro.

[...]

Alexandre,

Detectado o erro (que é de centésimas de milimetros), existirá alguma forma de o corrigir?
É que a shapefile depois de criada (com o qgis) não permite efetuar qq alteração (incluido a correção da mesma).
Consegui resolver o problema com a dica do Hugo (abrir e guardar no Kosmo).
No entanto no qgis não estou a ver forma de a corrigir...

Obrigado.
Abraço,
Pedro

[...]

Pedro Venâncio-2

Olá Pedro,

Não estou no PC, não consigo testar, mas corre o v.clean do GRASS, com uma margem compatível com a magnitude desse erro.

Abraço

Em 08/07/2016 11:54 da manhã, "Pedro Pereira" <[hidden email]> escreveu:
[...]

Fwd: Ajuda com shapefile

Ricardo Pinho-3
Olá Pedro Pereira,
Isso é o "pão nosso de cada dia" de quem usa dados oriundos do CAD.
A minha 1a tentativa funcionou (embora possam existir outras formas de lá chegar, uma boa politica é fazer sempre um pre-limpeza no CAD)

1. Converte os dados de "Polígonos para linhas." (do processing/QGIS)
2. Limpa os dois nós duplicados e o move manualmente um dos nós extremos com snap para o outro nó extremo (para garantir que a linha é mesmo fechada).
3. Desenha ou copia o elemento "ilha" que queiras retirar dessa area.
4. Uso a ferramenta "Polygonize" (do processing/QGIS)

E voilá!
Ricardo Pinho

No dia 8 de julho de 2016 às 09:52, Pedro Pereira <[hidden email]> escreveu:
[...]

Fred Lehodey
Olá Pedro,

outra solução:

1 - carregar no Postgis
2 - update public.quinta_v3 set geom = st_makevalid(geom) where not st_isvalid(geom)

Abr
Fred

[...]

Re: Fwd: Ajuda com shapefile

A minha solução para evitar criação de novos ficheiros seria:
- copy/paste da feature para um editor de texto
- Copiar o último ponto para o fim do WKT
- Copiar o WKT
- Usar o plugin Quick WKT plugin para criar uma layer com a nova geometria
- Copiar a geometria da layer do WKT para a layer original (em modo de edição).
- apagar a geometria original

Voila

A sex, 8/07/2016, 13:07, Ricardo Pinho <[hidden email]> escreveu:
[...]

nelson_silva
Pedro,

Ainda outra solução em Windows, será utilizar o plugin Processing LWGEOM, onde terás de configurar com a biblioteca lwgeom

Abraço
NS

No dia 8 de julho de 2016 às 13:47, Fred Lehodey <[hidden email]> escreveu:
[...]

Atentamente,
Nelson Silva

Re: Ajuda com shapefile

Pedro Venâncio-2

Será que esta thread avaliada por psicólogos e sociólogos, não daria para traçar perfis de personalidade?! :)

É disto que eu gosto no open source!

Abraço a todos!