Abrir um ficheiro DWG ou DXF de Autocad em gvSIG

Abrir um ficheiro DWG ou DXF de Autocad em gvSIG

Hugo André Carvalho Poeira

Olá a todos,

Ao abrir um ficheiro DWG ou DXF de Autocad v2004 em gvSIG, algumas polylines fechadas do CAD não são apresentados como polígonos no gvSIG! Nem aparecem todos os Layers do Autocad na tabela!

Não sei porque isto acontece, pois em ArcMap tudo aparece bem, podem dar-me alguma ajuda... ou alguma dica?

Obrigado

Hugo Poeira

RE: Abrir um ficheiro DWG ou DXF de Autocad em gvSIG

dncarreira
Hugo,

Penso que isso se deve ao facto de o gvSIG ser compatível com DWG 2000. Penso também que se deve ao facto de não haver uma dll "pública" de acesso a DWG mais moderna que isto... É um problema comum a todos os programas OS que conheço que lêem dwgs.

Pode-se sempre converter de 2004 para 2005 usando a ferramenta da própria Autodesk, que é gratuita e está para download. Acho que se chama trueconvert, ou algo assim...

Duarte Carreira

RE: Abrir um ficheiro DWG ou DXF de Autocad em gvSIG

dncarreira
Eu quis dizer "converter de 2004 para 2000", e não para 2005...

Duarte

Re: Abrir um ficheiro DWG ou DXF de Autocad em gvSIG

Hugo André Carvalho Poeira

Olá Duarte,

Obrigado pela sua ajuda, eu utilizei o Autocad para converter o ficheiro, abri e fiz "Save as" em DWG2000 e DXF2000, não utilizei o trueconvert.

O que me parece estranho é que no ArcMap consigo ver o mesmo ficheiro cad todo certinho, alguns polígonos que estão fechados não aparecem no gvSIG como Polygon.

Deve ser mesmo da dll "pública" de acesso a DWGs/DXFs...

Vou tentar fazer a mesma experiência com outro ficheiro cad…

Obrigado

Hugo Poeira

Em 11/06/08, Duarte Carreira <[hidden email]> escreveu:
Eu quis dizer "converter de 2004 para 2000", e não para 2005...

Duarte

Re: Abrir um ficheiro DWG ou DXF de Autocad em gvSIG

Leonardo Andrade-2
Olá,

Tanto quanto sei, tem a ver com a biblioteca de acesso aos dados. O
software ESRI usa o Open Design Alliance (http://www.opendwg.org/), que
é muito estável mas não é open-source, enquanto na família gvSIG/Kosmo
usam outras bibliotecas em Java menos robustas. Aqui está uma boa
introdução: http://openjump.org/wiki/show/CAD+Tutorial

Não conheço nenhuma solução estável para trabalhar com DWGs que não
passe por desenvolver sobre bilbiotecas da ODA ou Real DWG.
Muitas vezes os softwares open-source comportam-se melhor quando leem em
formato DXF.

Leonardo Andrade
[information systems architect]
Novageo Solutions
http://www.novageo.pt/
+351214213262

Hugo André Carvalho Poeira wrote:

> [...]
> <mailto:[hidden email]>> escreveu:
>
>     Eu quis dizer "converter de 2004 para 2000", e não para 2005...

Leonardo,

Muito obrigado pelas suas dicas.

Cumprimentos,
Hugo poeira