Abrir NetCDF no QGIS

Rui Pedro Henriques
Boa tarde,

Estou a tentar abrir um ficheiro com o formato NetCDF no QGIS. O
ficheiro abre bem mas não há forma de conseguir que as coordenadas
estejam bem. Na descrição dada pelo gdalinfo não aparece informação
relativa ao sistema de coordenadas, mas aparentemente usa uma "grelha":
pr_grid_mapping=rotated_pole.

Há alguma forma de converter/remapear para um sistema de coordenadas
conhecido ou haverá algum sistema de coordenadas que possa ser
adicionado ao QGIS para ver os dado na posição correta?

Obrigado.

Cumprimentos
rui.

Re: Abrir NetCDF no QGIS

Joaquim Luis
Infelizmente a as convenções do netcdf não têm uma norma única para
armazenar o sistema de referência. Fazendo uma busca com a informação que
deste encontrei esta página

http://cfconventions.org/Data/cf-conventions/cf-conventions-1.7/build/ch05s06.html

mas isto não é o que o GDAL usa. A diferença não é muita, a variável
'contentor' chama-se "grid_mapping" em vez de "grid_mapping_name", mas
pode ser significativa para o GDAL perceber as coordenadas.

De qualquer modo, este "rotated_pole" é novo para mim mas parece ser uma
coisa simples. Por alguma razão que faz essas grelhas tem vantagem em
mudar o Pólo Norte de sítio. Usando como exemplo o que está na página
acima referida, também deves ter a informação de qual é o pólo no teu
ficheiro.

Existe um utilitário da netCDF, chamado ncdump, que permite listar o
conteúdo do ficheiro .nc. Ele usa-se deste modo (sem aspas)

ncdump -h "fiche.nc"

tenta encontrá-lo e mostra-nos o que ele diz.

Joaquim