2-Encontro de Utilizadores QGIS Portugal

12

2-Encontro de Utilizadores QGIS Portugal

Ricardo Pinho-3
Viva,
Antes de mais, os meus parabéns e obrigados a todos os que trabalharam arduamente na preparação e organização deste 2º Encontro de utilizadores QGIS Portugal, que decorreu hoje 2.06.2014 na Universidade de Coimbra, e ao qual tive o previlégio de assistir.

Considero que foi um verdadeiro sucesso, quer pelo nível de participação, quer pela qualidade das participações. Mas acima de tudo pela LUFADA DE AR FRESCO que esta iniciativa veio trazer ao movimento de utilizadores de software livre em portugal que há muito necessitava.

Como forma de contributo, aqui fica o registo fotográfico que tirei das diversas apresentações (desculpem a qualidade, mas foi tirado com o smatphone)
https://www.flickr.com/photos/ricardopinho/sets/72157644973399561
(se pretenderem usar as fotos para as vossas publicações, digam...!)

Ricardo Pinho

Re: 2-Encontro de Utilizadores QGIS Portugal

Andre Mano
Obrigado Ricardo

cumprimentos,

[...]

André Mano
http://opussig.blogspot.com/

Re: 2-Encontro de Utilizadores QGIS Portugal

Aurelio Pires
Olá,

Também partilho da opinião do Ricardo.
Foi um Encontro com muito interesse e qualidade.
Parabéns a todos os que o tornaram possível.

Cumprimentos,
Aurelio Pires

Re: 2-Encontro de Utilizadores QGIS Portugal

Sandra Lopes
Sem dúvida um evento muito bom!
Obrigada a todos, organizadores e participantes, sim porque a participação também é muito importante! E à organização muitos parabéns!
Gostava de saber o nº concreto de participantes! Ah, e para quando a disponibilização das apresentações!

Cumprimentos

Sandra Lopes

Re: 2-Encontro de Utilizadores QGIS Portugal

Luís Barros Pereira
:)

Subscrevo!

Luis Barros Pereira

Luís Barros Pereira

Facebook LinkedIn about.me
Contact me: Skype luisbarrospereira MSN [hidden email]

No dia 3 de Junho de 2014 às 16:45, Sandra Lopes <[hidden email]> escreveu:
[...]

Pedro
Foi realmente muito bom!

Poderia ser talvez mais um dia, embora isso implicasse mais despesas para as pessoas o que poderia resultar em menos presenças (é uma equação difícil).

Foi bastante intenso de tal forma que gostaria de conhecer as pessoas com quem vou falando nos fóruns e tal não foi possível...

Parabéns a todos  em especial à organização e à Faunalia!

abraço,
Pedro

No dia 3 de Junho de 2014 às 16:54, Luís Barros Pereira <[hidden email]> escreveu:
:)

[...]

Giovanni Manghi-2
>  Ah, e para quando a
> disponibilização das apresentações!

em breve, já está na to-do list :)

Faunalia.pt
Sistemas de Informação Geográfica Open Source
Portugal

Web: http://www.faunalia.pt
Email & Jabber: [hidden email]
PGP Key available
Tel. + 351 96 7058216

Re: 2-Encontro de Utilizadores QGIS Portugal

Boa noite,

Em 03/06/2014 16:45, "Sandra Lopes" <[hidden email]> escreveu:

> Gostava de saber o nº concreto de participantes! Ah, e para quando a disponibilização das apresentações!

Das 180 pessoas inscritas compareceram cerca de 120.

Re: 2-Encontro de Utilizadores QGIS Portugal

Saint
Boa noite,

Infelizmente não consegui estar presente mas reconheco que foi um sucesso pelos comentários que tenho lido e pelo número de pessoas.

Infelizmente o SASIG (sei que é a pagar a inscrição) não tem este número de participantes e nem se realizou em 2013...talvez uma junção do SASIG com o encontro de utilizadores do QGIS..fica a proposta.

Cumprimentos,
José Santos

Date: Tue, 3 Jun 2014 23:00:27 +0100
From: [hidden email]
To: [hidden email]
CC: [hidden email]
Subject: Re: [QGIS-pt] 2-Encontro de Utilizadores QGIS Portugal

José Santos
GIS Analyst

Re: 2-Encontro de Utilizadores QGIS Portugal

Ricardo Pinho-3
Caro José Santos,

Não posso deixar de transmitir aqui minha sincera opinião acerca desta "proposta". (sem qualquer ofensa)

Devo esclarecer que acompanhei desde o início o SASIG, inclusivé como "interveniente", e fui sempre contrário à ideia de eventos livres "pagos". Podiamos passar aqui muito tempo e post's a debater esta questão, mas o ponto que devo realçar é que esse debate nunca foi feito de forma aberta e democrática relativamente ao SASIG.

Já participei em muitos outros eventos SIG, nacionais e internacionais, e inclusivé participei diretamente na organização de alguns (GISDAY). Essa experiencia leva-me a preferir um modelo de inscrição gratuita, mesmo que isso inviabilize os almoços, os jantares, etc.

Também devo manifestar a minha opinião a favor da opção desta organização pelo NÃO PATROCINIO EMPRESARIAL, mas sim pelo PATROCINIO DOS UTILIZADORES (donativos!). Transmite uma ideia de total independencia e transparencia do evento e das apresentações. E posso garantir que isso se refletiu num ambiente muito mais transparente e verdadeiro, de liberdade de expressão, neste evento do que nos restantes a que tenho assistido. E esse aspecto é um valor que prezo acima de qualquer brinde, lanche, ou outro "luxo" qualquer.

O almoço na cantina da faculdade, que cada um pagou do seu bolso, foi igualmente promotor de networking! ;-)

Cumprimentos,
Ricardo Pinho

Date: Tue, 3 Jun 2014 23:00:27 +0100
From: [hidden email]
To: [hidden email]
> [...]

Das 180 pessoas inscritas compareceram cerca de 120.

Ricardo Pinho

Re: 2-Encontro de Utilizadores QGIS Portugal

Carlos_Guimarães
Bom dia,

Quero dar os parabéns a todos os intervenientes neste 2º encontro.
Há mais de 15 anos de utilizo software de SIG, nomeadamente os da ESRI. Tanto em ambiente académico como profissional, visto as entidades que represento ou representei terem licenciamento para utilização do ArcGis.
Em termos académicos a ESRI faculta licenças gratuitas para prazos de 1 ano, única e exclusivamente para uso em trabalhos académicos e científicos.
Já em termos profissionais, durante o período que representei o Estado tínhamos contrato com a ESRI...
Actualmente, por ser empresário tenho necessidade de me virar para o open source porque é uma forma de controlar os custos e não cair na ilegalidade.
Assim sendo, penso que vou começar a participar mais activamente neste forúm e nas diversas acções que o grupo organizar.
Fico ao vosso dispor para ajudar naquilo que consiga e for útil.

Cumpsrimentos a todos,
Carlos Mesquita Guimarães
Carlos Mesquita Guimarães Geographer | Urbanist | Consultant CEGOT-UC, Integrated Investigator

> [...]

> única e exclusivamente para uso em trabalhos académicos e científicos.
> Já em termos profissionais, durante o período que representei o Estado

no quadro normativo/legislativo actual e considerado o estado de
desenvolvimento do sw (SIG) open source, a compra de novas licenças de
sw proprietário justifica-se muito dificilmente.

> Actualmente, por ser empresário tenho necessidade de me virar para o open
> source porque é uma forma de controlar os custos e não cair na ilegalidade.

o custo é um factor, mas não pode ser a única razão.
As pessoas devem fazer o pequeno esforço e perceber que usar OS é
melhor para muitas outras razões: para as nossas cabeças, para os
nossos filhos, para a nossa sociedade, para sempre legal, e muito
mais.

> Assim sendo, penso que vou começar a participar mais activamente neste forúm
> e nas diversas acções que o grupo organizar.
> Fico ao vosso dispor para ajudar naquilo que consiga e for útil.

bem vindo e obrigado pela disponibilidade!

[...]

Excelente atitude! Bem vindo!

> [...]

bem vindo e obrigado pela disponibilidade!

Faunalia.pt
Sistemas de Informação Geográfica Open Source

Tel. <a href="tel:%2B%20351%2096%207058216" value="+351967058216">+ 351 96 7058216

André Mano
http://opussig.blogspot.com/

Re: 2-Encontro de Utilizadores QGIS Portugal

Saint
Caro Ricardo,

A minha ideia foi essa mesmo em relação ao SASIG. Na altura até cheguei a entrar em contacto com a organização dos SASIG e falei com o Giovanni.

Se tiveram 140 pessoas no Encontro QGIS imagine em conjunto com o SASIG numa lógica "open". Todavia, os patrocínios de empresas devem existir. Há sempre custos associados à organização de um evento destes por isso este patrocínio é sempre bem vindo e dá outra visibilidade ao evento.

Agradeço os esforço de todos na promoção destes eventos e contem comigo caso precisem de alguma ajuda.

Cumprimentos,
José Santos

Date: Wed, 4 Jun 2014 00:07:19 +0100
From: [hidden email]
To: [hidden email]
CC: [hidden email]; [hidden email]

Date: Tue, 3 Jun 2014 23:00:27 +0100
From: [hidden email]
To: [hidden email]
> [...]

Das 180 pessoas inscritas compareceram cerca de 120.

José Santos
GIS Analyst

Re: 2-Encontro de Utilizadores QGIS Portugal

João Gaspar
Boas, tendo em conta o foi dito,

a minha opinião, este tipo de eventos funcionam no modo gratuito, poderá haver patrocínios de empresas mas com condições (exemplos):

- Apoio nos custos para o evento e/ou Donativo;

- Presença no github ou outras plataformas colaborativas dos projectos open source com um número mínimo de pull requests seja na adição de novas funcionalidades ou bug fixing.

- Apresentações vocacionadas sobre onde usaram e como contribuíram para melhorar os projectos e como funcionou em ambiente empresarial;

Mas quanto à junção do SASIG com o encontro de utilizadores QGIS, são duas coisas distintas, por isso não devem ser integrados totalmente, estamos a falar de um evento de um projecto osgeo (QGIS) e um evento de Software Abertos para Sistemas de Informação Geográfica (SASIG).

O encontro de utilizadores QGIS na minha opinião, pode ser planeado para ser realizado como um dia do SASIG, mas não necessitar do SASIG para ser realizado.

Relativamente ao número de participantes, mais uma vez na minha opinião, desde que façamos o as coisas de forma transparente, cativarmos as pessoas e criarmos uma comunidade de apoio elas irão sempre aparecer e poderão sempre aumentar.

Abraços
João

Date: Tue, 3 Jun 2014 23:00:27 +0100
From: [hidden email]
To: [hidden email]
> [...]

Das 180 pessoas inscritas compareceram cerca de 120.

Ricardo Pinho

Re: 2-Encontro de Utilizadores QGIS Portugal

Caro José Santos e restantes membros do forum,

> Todavia, os patrocínios de empresas devem existir.
> Há sempre custos associados à organização de um evento destes por isso
> este patrocínio é sempre bem vindo e dá outra visibilidade ao evento.

Apesar de parecerem argumentos óbvios e conclusões lógicas, considero que esse foi um dos erros do passado, com os quais devemos aprender e não repetir. Vou então tentar explicar resumidamente o porquê, baseado em experiência de casos passados.

O patrocínio transmite inevitávelmente a todas as partes (organizadores, patrocinadores e participantes) do evento a ideia de "apropriação" do evento por parte do patrocinador. A ideia de direitos adquiridos e beneficio para o patrocinador fica implicito no ar, porque efetivamente eles existem, de uma maneira ou de outra.
A questão que se coloca é se isto é desejável / tolerável num evento em que se pretende, acima de tudo, prevalecer um ambiente de total transparência, equidade e liberdade?

Para mim a solução é óbvia, substituir o patrocínio pelo DONATIVO, desinteressado e sem contrapartidas.
Essa é a mensagem que uma organização que defende o principio do "livre" deve transmitir a todas as partes: empresas e utilizadores.

É obvio que existem sempre custos associados, mas para isso existe o engenho humano, para encontrar novas e melhores soluções. Nada impede as empresas de dar generosos donativos. Mas há muitas outras maneiras de lá chegar, eu tenho algumas (que já vi serem aplicadas com sucesso)... ;-)

Como tudo na vida, este encontro teve aspetos que correram bem e outros que correram mal (ou menos bem... para ser simpático). Este aspeto do "fora com o patrocínio" e "benvindo ao donativo" acho que correu muito bem!

(o que correu mal)
Tenho falado com algumas pessoas que estiveram presentes e de facto há bastantes queixas quanto aos Workshops.
Há que assumir que, para o próximo encontro, esse aspeto deverá objeto de reflexão e melhoria de alguns aspectos.
Existem os problemas inerentes às infraestruturas que deverão ser acauteladas melhor (rede wifi, fichas de corrente, etc)
Os proprio conteudos programáicos deverão ser menos "ambiciosos" e adequar melhor ao nivel dos formandos (pelo menos dividir em iniciados / avançados).

(Peço a quem organizou e trabalhou no evento que veja estes reparos como um contributo de melhoria e não como uma crítica de bota abaixo.)

Termino aqui deixando um apelo a todos os que participaram no evento,
- OS ASPECTOS POSITIVOS E
- OS ASPECTOS NEGATIVOS da vossa experiencia no encontro.

Façam de conta que reservamos no booking e posteriormente estão a pedir-vos o feedback. ;-)
Só assim se atinge a qualidade, mantendo as coisas boas e corrigindo as más.
Julgo que os organizadores agradecem e merecem este simbólico retorno!

Cumprimentos,
Ricardo Pinho

Date: Tue, 3 Jun 2014 23:00:27 +0100
From: [hidden email]
To: [hidden email]

--
Ricardo Pinho

Re: 2-Encontro de Utilizadores QGIS Portugal

nelson_silva
Ricardo,

Não querendo alongar. Já foi divulgado um documento para participantes darem sua avaliação.

Quanto aos workshops, creio que participantes viram isso como um curso e como é normal em 2h pouco se consegue.

A ideia era poder dar visão de todas potencialidades/vertentes do QGIS. Aí entendo que se conseguiu passar mensagem.

Agora por exemplo, se pouco se sabe o que é um servidor, fica complicado ir a um workshop de QGIS Server.

Cumprimentos,
NS

Enviado do meu iPhone

Date: Tue, 3 Jun 2014 23:00:27 +0100
From: [hidden email]
To: [hidden email]
> [...]

--
Ricardo Pinho

Re: 2-Encontro de Utilizadores QGIS Portugal

Olá Nelson,

> Já foi divulgado um documento para participantes darem sua avaliação.
Ok, mas o debate online também é salutar... ;-)

> [...]
> A ideia era poder dar visão de todas potencialidades/vertentes do QGIS.
> Aí entendo que se conseguiu passar mensagem.

Se a intensão era essa, com a qual eu concordo, então talvez fosse melhor chamar-lhes "demonstração prática" ou qualquer outra coisa. Porque a palavra workshop pode ser interpretada como curso.
A verdade é que os presentes tinham sede de aprender e é natural que viessem com essa expectativa/necessidade, e ficassem decepcionados.

Tambem não sei se podemos generalizar este aspeto, apenas estou a transmitir uma impressão com que fiquei da sessão a que assisti (o server) e de opiniões que troquei com 3 dos presentes.

Abraço,
Ricardo

Date: Tue, 3 Jun 2014 23:00:27 +0100
From: [hidden email]
To: [hidden email]
> [...]

Ricardo Pinho

Ricardo Pinho

Re: 2-Encontro de Utilizadores QGIS Portugal

O termo workshop dá para muito coisa :) depois cada um cria uma ideia segundo suas expetativas.

Adiante, creio que a mensagem das várias potencialidades do QGIS foram passadas.

Abraço e bom fim semana para todos membro da lista

Nelson

Enviado do meu iPhone

Olá Nelson,

Date: Tue, 3 Jun 2014 23:00:27 +0100